26 OUT 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Vinhedo oferece gratuidade no transporte público nas eleições de domingo (30)
Ônibus do transporte municipal que circulam na cidade poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores
A Prefeitura de Vinhedo vai oferecer transporte público gratuito aos eleitores no segundo turno das eleições, no domingo (30), das 6h às 20h. Todos os ônibus que circulam na cidade aos domingos poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores nesse horário. A medida, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), busca facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

“Vamos contribuir para o exercício pleno da cidadania e democracia por todos os eleitores”, afirmou o prefeito Dario Pacheco. Aos domingos, circulam por Vinhedo cinco linhas de ônibus e seis veículos. De acordo com o secretário de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, a gratuidade será oferecida em todos eles.

Em domingos comuns, são transportados em média 800 passageiros no transporte coletivo municipal. No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, os ônibus transportaram 930 passageiros. No primeiro turno não houve gratuidade.

A decisão do TSE determina que governadores e prefeitos que oferecerem transporte público no dia da eleição no segundo turno não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida.

LEV

Assim como ocorreu no primeiro turno, a Prefeitura de Vinhedo vai disponibilizar as vans do LEV (Linhas Especiais de Vinhedo) para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida severa no domingo, dia 30 de outubro, para o segundo turno das Eleições 2022. O serviço vai funcionar das 8h às 18h e deve ser agendado pelo telefone 3826-7800, ramal 3130, das 8h às 16h30.

O LEV é um serviço da Prefeitura de Vinhedo destinado exclusivamente à condução de munícipes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Os moradores que agendarem o serviço serão levados da sua residência para o local de votação em Vinhedo. Após votar, o eleitor será levado de volta para casa.