27 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Central de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Vinhedo passa por reforma e ampliação
Local vai ganhar sala de aula para treinamento e um novo videowall para melhorar o sistema de monitoramento por câmeras
A Central de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo está passando por uma grande reforma de ampliação para melhorar ainda mais a segurança e o atendimento à população, com nova estrutura e novos equipamentos. O local vai ganhar sala de aula para treinamento da Guarda e um novo videowall para melhorar o sistema de monitoramento por câmeras.

“Mais um importante de projeto de reforma do patrimônio da nossa cidade, para melhorarmos a estrutura dos nossos prédios públicos e, assim, melhorarmos o atendimento à população. Vinhedo se destaca em diferentes rankings como cidade mais segura do Brasil e estamos trabalhando para tornar o município cada vez melhor”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario lembrou que muitas obras de reforma e revitalização estão acontecendo na cidade, inclusive o programa Transforma Vinhedo, que está revitalizando todas as escolas e unidades de saúde do município. O Transforma Vinhedo integra o programa Inova Vinhedo, que prevê investimentos de R$ 127 milhões em obras públicas na cidade, nos mais diferentes setores. Na segurança pública, há ainda o programa Vinhedo Mais Segura.

No Cicom, a GCM de Vinhedo recebe as ligações do telefone de emergência 153, realiza o monitoramento das câmeras da cidade e opera a central de rádio da Guarda. “Estamos realizando uma reforma para ampliar o prédio, criar novos espaços e melhorar muito a qualidade do trabalho dos guardas e também o atendimento à segurança municipal”, afirmou o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes.

O secretário explicou que a sala de aula terá novos equipamentos novos e um novo videowall será instalado na sala de monitoramento. A conclusão está prevista para o fim deste ano. O telefone de emergência da Guarda, 153, recebe entre 1,5 mil e 1,8 mil ligações mensais.

O Cicom fica alocado no mesmo prédio da Secretaria, onde estão unificadas as informações e os estudos de segurança, do tráfego de veículos e das situações de riscos acompanhadas pela Defesa Civil Municipal, além do monitoramento de todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) Vinhedo foi uma das primeiras cidades pioneiras a adotar um sistema de monitoramento para a  segurança, com câmeras Optical Character Recognition (OCR), que armazenam dados dos veículos e identificam possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas, registrados em sistema. As informações dos veículos são enviadas em tempo real ao Cicom.

Vinhedo conta com 65 equipamentos de monitoramento, todos digitais e com a alta definição, e câmeras que operam pelo sistema OCR nas entradas e saídas da cidade. Em abril deste ano, a Prefeitura de Vinhedo iniciou o programa Vinhedo Mais Segura, com a instalação de 450 novas câmeras de monitoramento em 90 prédios públicos e pontos estratégicos para garantir maior proteção aos moradores. Todas as imagens são monitoradas na Cicom.

Autor: Silvana Guaiume