06 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Circuito das Frutas participa de Missão Técnica de Turismo em Portugal
Evento ocorreu de 25 de fevereiro a 05 de março, reunindo profissionais do setor para intercâmbio de conhecimentos e experiências
O Circuito das Frutas, destino turístico formado por 10 municípios do interior de São Paulo, está presente na Missão BTL Turismo 2023 em Portugal, organizada pelo Programa Sebrae de Turismo e o Programa Sebrae Trade, em parceria com o Invest SP. A curadoria empresarial aconteceu entre os dias 25 de fevereiro e 05 de março nas cidades de Lisboa, Óbidos e no interior e no litoral do Alentejo, incluindo a presença na maior feira de turismo do país, a Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL. A Missão Técnica tem o objetivo de promover a divulgação da região e adquirir conhecimentos e inovação para o setor.

A programação da Missão inclui agendas empresariais e institucionais, além de visitas técnicas a destinos e pontos turísticos, promovendo o encontro de profissionais da área e a observação de tendências da economia turística. Pelo Circuito das Frutas, estão presentes a Turismóloga Rafaela Lourençon, representando a Presidência, a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, representando a vice-presidência do Consórcio, a Presidente do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas, Mirian Oliveira, e Eduardo José da Silveira Alvarez, gestor da Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí.

A BTL é a maior feira de turismo de Portugal e uma das mais importantes da Europa, reunindo mais de 1.400 expositores e cerca de 70 mil visitantes. A participação do Circuito das Frutas representa uma oportunidade para realizar encontros de negócios, conhecer novos destinos e descobrir soluções para posicionarem seus produtos de uma forma inovadora e competitiva, visando apoiar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas que compõem o setor turístico brasileiro.

Com uma rotina intensa, o Circuito das Frutas participou de reuniões com a EMBRATUR no Consulado Brasil-Portugal, apresentou o destino a operadores turísticos portugueses e participou de uma visita ao NEST – Centro de Inovação ao Turismo, associação privada sem fins lucrativos constituída por oito entidades, que visa promover a inovação e o uso da tecnologia no turismo com novas ideias de negócio.

A representante da presidência do Circuito, Rafaela Lourençon, enfatiza a importância do envolvimento na Missão Técnica. "Por meio do Nest, participamos de uma apresentação inovadora na questão de modelo organizacional de gestão, que pode trazer benefícios relacionados ao turismo rural, cultural e gastronômico do Circuito das Frutas. Esse intercâmbio de práticas e ideias traz inspiração para o desenvolvimento da região, internacionalizando ainda mais nosso roteiro turístico”.

O Circuito das Frutas é a região turística que envolve os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, no interior de São Paulo, bastante conhecida pelo turismo rural, cultural, gastronômico e de aventura, cercados pela hospitalidade característica do interior. Premiado em três categorias na 4ª edição do Top Destinos Turísticos 2022, o Circuito realiza o cultivo de diversas frutas, valorizando o produtor rural, e organiza diversos eventos ligados à temática das frutas, além da fabricação de vinhos e outros produtos artesanais em mais de 200 empreendimentos de turismo rural.
Autor: Ana Cândida Briski