07 MAR 2023
Vinhedo tem campanha de doação de sangue na próxima sexta-feira (10)
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro

O projeto ‘Vinhedo Sangue Bom’, parceria do Hemocentro da Unicamp e Prefeitura de Vinhedo, realiza na próxima sexta-feira (10), das 9h às 12h, mais uma campanha de doação de sangue para garantir tratamento a pacientes que precisam de transfusão para sobreviver. A coleta será no Ceprovi, localizado na Av. Independência, 5407, em Vinhedo. Serão arrecadadas também, doações para a Campanha SOS Litoral Norte.

Os interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/NZEc7EU7xu2h5xX69 agendando o horário de preferência para evitar aglomerações. No posto de coleta serão seguidos todos os protocolos para prevenir a contaminação pela Covid-19. A coleta é coordenada pela equipe do Hemocentro da Unicamp.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Também serão arrecadadas doações para a campanha SOS litoral de alimentos como produtos de higiene pessoal e de limpeza. Para quem não participar da campanha de doação de sangue, será possível fazer as doações através de um sistema Drive Thru ao lado do Ceprovi, das 9h às 17h, também na sexta-feira, 10.

- Estar alimentado.

- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

- Pesar mais de 50kg

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para mulheres.

Autor: Sophia Ribeiro