10 MAR 2023
FESTA DA UVA
Pela 1ª vez Festa da Uva terá “Tombo da Polenta
Uma tonelada de polenta será entornada num tabuleiro seguindo a tradição das nonas
Entre as novidades da 59ª Festa da Uva e 11ª Festa do Vinho de Vinhedo, está o Tombo da Polenta que, pela primeira vez poderá ser visto na cidade, numa ação da Associação Italiana Vinhedense, em parceria com a Associação Italiana de Valinhos, e em conjunto às Paróquias São Sebastião, Sant’Ana, São Francisco e Nossa Senhora de Lourdes.

E realmente, essa é uma atração à parte. Segundo a Comissão Organizadora, cerca de uma tonelada de polenta é preparada numa panela gigante, que fica no fogo por mais de 5 horas e, estando pronta, é virada num imenso tabuleiro, mostrando que está no ponto certo para ser servida aos convidados.

O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume. São utilizados, em cada panela a ser virada, mais de 300 quilos de fubá. A expectativa é preparar uma panela para cada um dos principais dias da festa, sábados e domingos.

Para comportar o tacho, que ficará no Ristorante Spazio Italiano, um fogão de tijolos foi construído no Parque Municipal. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o tacho pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado das dançarinas do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado).

O público assiste a esse preparo ao vivo, e bem de perto, podendo registrar em fotos e vídeo e, certamente, disparar para familiares e amigos e encantar a todos. Mas, o fato, é que tão encantador como o registro, deve ser o sabor a ser oferecido.

59ª Festa da Uva e 11ª Festa do Vinho de Vinhedo
Dias: 24, 25, 30 e 31 de março e 1 e 2 de abril
Solenidade de abertura: 25/03 às 11h, no Palco de Madeira
Funcionamento: quinta e sextas das 17h às 22h, aos sábados das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 21h