20 JUL 2023
Procon Vinhedo vai auxiliar consumidores na adesão ao Desenrola Brasil
Programa do Governo Federal visa ajudar na renegociação de dívidas da população
O Procon de Vinhedo vai ajudar consumidores vinhedenses a realizarem a adesão ao programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, Desenrola Brasil. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada e não é necessário realizar agendamento prévio.

A adesão ao programa é feita de forma on-line diretamente nas instituições financeiras, o que pode dificultar o ingresso de muitos munícipes que não têm familiaridade com o computador e ou precisem de orientações sobre a renegociação.

“Nosso objetivo é contribuir com a população que quer fazer a adesão ao programa, mas não sabe por onde começar. Vamos ajuda-los a fazer o aceite, mas sobretudo, ajudar no planejamento para que possam recuperar sua saúde financeira”, destaca o secretário municipal de Justiça, Dr. Carlos Eduardo Diniz.

De acordo com a diretora do órgão, Carolina Nader, a atuação efetiva do Procon começa em setembro, com o lançamento da faixa 1 do programa, mas os serviços já estão disponíveis para a população. “Desde já podemos orientar, tirar dúvidas e principalmente alertar para que, caso o munícipe receba contato de alguma instituição financeira, apresentando possibilidade de negociações, pagamento com desconto etc, antes de confirmar dados, enviar documentos, e pagar qualquer valor, é recomendável contatar o Procon para certificar que não é golpe. É comum que nesses programas amplamente difundidos em nível nacional, golpistas usem o tema como atrativo para fazer novas vítimas, então todo cuidado é pouco”, recomenda.

Desenrola Brasil

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa ajudar a renegociação de dívidas da população podendo auxiliar na redução do endividamento do país. Lançado oficialmente no dia 6 de junho, o programa Desenrola começou a operar no dia 17 de julho de 2023.

Quem tiver interesse em participar não precisa fazer cadastro em nenhuma plataforma específica do governo. Neste momento as negociações vão ser feitas diretamente com os bancos e instituições financeiras por meio de site, aplicativos e demais plataformas de atendimento. Apenas em setembro, quando o governo federal abrir o programa para quem ganha até dois salários mínimos - a Faixa 1 do programa, haverá necessidade de cadastro em plataforma específica.

A faixa 1 do programa Desenrola atenderá a população com renda de até R$ 2.640 (dois salários mínimos) ou está inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Poderão ser renegociadas dívidas financeiras e não financeiras de até R$ 5 mil, feitas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

A faixa 2 do programa foca em resolver as dívidas de pessoas físicas com dívidas financeiras negativadas até 31 de dezembro de 2022, e renda de até R$ 20 mil.

O programa é voltado para as pessoas com CPF negativado, ou seja, que têm dívida inscrita nos cadastros de crédito do país, como a Serasa e SPC Brasil, no período estabelecido.

Segundo levantamento feito pelo Serasa no mês de julho, Vinhedo possui 21.433 consumidores inadimplentes e o valor somado das dívidas é de R$ 126,9 milhões.
Autor: Ana Cândida Briski