07 AGO 2023
Vinhedo é a 10ª do país em desenvolvimento sustentável
Informação consta no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades
A cidade de Vinhedo é a décima cidade mais sustentável do país. A informação consta no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), divulgado no final da última semana. O levantamento mapeia a a evolução dos 5.570 municípios brasileiros em direção à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Da Região Metropolitana de Campinas (RMC), bloco regional formado por 20 municípios com população estimada de 3,2 milhões de pessoas, outros três municípios despontam entre as 50 mais sustentáveis do País. Além de Vinhedo, aparecem Pedreira, Indaiatuba e Itatiba.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Pontuação

Para se chegar à pontuação final, que no caso de Vinhedo foi de 61,97 pontos, o ranking faz uma análise de 17 ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre eles estão erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável, saneamento e crescimento econômico, entre outros.

A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre os 50 mais do País, 42 cidades são paulistas. Para checar cada posição, basta clicar no link https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings/

O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.

O estudo é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
Autor: Rafael Faria