01 NOV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil de Vinhedo iniciará fiscalização de motos com escapamento aberto
A partir da próxima segunda-feira (06), condutores terão prazo de 15 dias para regularizar os veículos

A Guarda Civil Municipal iniciará operações de fiscalização de motos com escapamento aberto. Com isso, a GCM orienta os condutores para que busquem oficinas para regularizar os veículos.

As operações terão início a partir do dia 20 de novembro, em cumprimento ao Artigo 230 inciso XI do Código Brasileiro de Trânsito, que define como infração conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A infração é considerada grave, rendendo cinco pontos na CNH e multa no valor de R$195,23.

A GCM tem recebido excessivas reclamações de perturbação do sossego causada por motos com escapamento aberto. O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, explica que um dos objetivos da operação é reduzir essa perturbação do sossego no ambiente urbano.

“A perturbação do sossego no trânsito não é mais privilégio das grandes cidades, mas também das cidades menores. Nossa ideia é que as pessoas que utilizam motocicletas, seja para passeio ou trabalho, tenham um prazo para regulamentar o veículo e a partir disso serão realizadas as operações de fiscalização”, disse ele.

Autor: Vinícius Zaia