A Secretaria de Saúde promoveu, na manhã desta terça-feira (14), um encontro para a sensibilização de servidores da Rede Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi).
O evento tratou sobre a Importância do Controle da Glicose no sangue, para evitar os riscos e as complicações que ocorrem quando o portador de diabetes não acompanha sua glicemia, para desencadear medidas visando diminuir os danos causados pelo Alto nível da Glicose no Sangue (hiperglicemia) e ou Baixo Nível de Glicose no sangue (hipoglicemia).
Neste sentido há ferramentas que vão desde acompanhamento por equipe multiprofissional nas Unidades Básicas de Saúde, com equipe de enfermagem, nutricionista, endocrinologistas, até o controle dos níveis de glicose no sangue através de monitoramento contínuo com sensores que permitem o monitoramento em tempo real, para as tomadas de decisões técnicas para reduzir a ocorrência de enfermidades decorrentes do não controle oportuno da glicemia, como exemplo:
- Comprometimento da visão
- Lesões em membros inferiores
- Dores crônicas
- Problemas Renais
Também ocorreu durante o evento uma apresentação com o fabricante dos primeiros sensores de glicose que Vinhedo recebeu no início de novembro, para finalizar o treinamento de toda a equipe multidisciplinar envolvida no projeto. Os sensores, inicialmente, atenderão diabéticos tipo 1, de 4 a 24 anos de idade. A distribuição está programada para começar no dia 29 de novembro (previamente seria no dia 22 de novembro, mas sofreu alteração).
Essa tecnologia permite monitorar o nível de glicemia sem ter a necessidade de furar o dedo, além de identificar padrões que auxiliem no ajuste da terapêutica e estilo de vida dos pacientes.
Os aparelhos já estão conectados com o sistema da rede municipal de saúde, permitindo assim que os dados do paciente ao realizar a leitura já apareçam disponíveis para a Secretaria de Saúde.
Os pacientes cadastrados terão o atendimento e acompanhamento realizados por equipe multiprofissional composta por médico endocrinologista, enfermeiro, nutricionista e farmacêutico, de acordo com a evolução do tratamento, as consultas serão agendadas com os profissionais do ambulatório.
O que é a diabetes?
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos de Diabetes:
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.
Dia Mundial da Diabetes
O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
Tal celebração é comemorada anualmente, por diversos órgãos como OMS, OPAS, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, dentre outras, durante todo o mês de novembro, com o objetivo de alertar sobre a detecção precoce da Diabetes bem como a importância de adotarmos o quanto antes mudanças estilo de vida, com foco numa vida saudável, inspirando-se em temas como:
- Diabetes: "Acesso aos Cuidados da Diabetes”, se não agora? Quando?
- Diabetes: Saiba seu risco, construa um futuro saudável
- Diabetes; Educação para proteger o seu futuro