Mulheres participantes receberam capacitação de noções básicas de defesa pessoal para prevenção e resistência à violência doméstica
A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil de Vinhedo promoveu a formatura das alunas participantes das aulas de defesa pessoal do “Projeto Reage Mulher”, nesta sexta-feira (24), no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi). Onze mulheres receberam certificados pela participação no projeto, que tem o objetivo de prepará-las para se defender em situações de risco, usando técnicas de defesa pessoal e conscientizá-las de sua capacidade de autodefesa.
As formandas concluíram o curso gratuito que se iniciou em 29 de agosto e terminou em 17 de novembro, totalizando a carga horária de 20 horas divididas em dez aulas. Elas receberam instruções de especialistas em Judô, Muay Thai, Krav Maga e Aikido.
O projeto também tem o objetivo de realizar campanhas educativas com a temática da defesa pessoal e a prevenção da violência doméstica e familiar, além de programas educacionais que difundam valores éticos de respeito à dignidade da mulher.
O evento contou com a presença de autoridades como o Prefeito Dr. Dario Pacheco, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana Osmir Cruz, o Comandante da GCM de Vinhedo Claudemir Bráz de Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores de Vinhedo Paulinho Palmeira, o secretário de Esportes e Lazer Marcelo Vieira, a secretária da Assistência Social e Cidadania Cristina Mazon, a Delegada Titular da Polícia Civil de Vinhedo Denise Florêncio Margarido e a 1ª Sargento da Polícia Militar Celia Regina.
Com o sucesso da 1ª Turma do Projeto Reage Mulher, em breve serão abertas as inscrições para novas turmas que darão continuidade na iniciativa em 2024.