14 DEZ 2023
Câmera Cidadã vai integrar monitoramento dos Condomínios ao COI
Foto: Eliel Rezende
Projeto, lançado nesta quinta-feira, reuniu representantes de 18 condomínios

A Guarda Civil de Vinhedo lançou oficialmente o projeto Câmera Cidadã, que permite a integração de câmeras particulares de condomínios com o Centro de Operações Integradas (COI). A reunião realizada nesta quinta-feira (14), contou com a participação de síndicos de 18 condomínios, que receberam orientações sobre o funcionamento da iniciativa.

Em sistema de teste, o Residencial Recanto dos Canjaranas e o Condomínio Jardim Paulista já possuem o sistema interno de câmeras interligado ao COI. Além deles, a medida visa conquistar a adesão de todos os residenciais da cidade. Uma placa de identificação será colocada nos condomínios participantes do Câmera Cidadã.

Também estiveram presentes no evento o prefeito Dr. Dario Pacheco, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana Osmir Cruz, o comandante da GCM Claudemir Braz de Araújo, o coordenador do COI Leandro Ferragut e o Tenente Queiroz, representando a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

“A ideia é que semanalmente sejam realizadas reuniões pautando a integração e o que pode ser feito para aprimorar o projeto. Além disso, outros condomínios do município serão convidados para integrar o projeto”, explicou o secretário Osmir Cruz.

Na fase do projeto que já está em vigência, o COI recebe imagens de cancelas de entrada e saída de condomínios, residenciais, bolsões de segurança, escolas e supermercados que cederam o acesso para a GCM.

A segunda fase do programa contará com a utilização de câmeras vinculadas ao Circuito Fechado de TV, que permitirão o acompanhamento das ocorrências em tempo real, facilitando a abordagem e dando maior precisão nas informações recebidas pelo COI.

Por fim, a terceira fase será composta pelo controle do acesso de pessoas em portarias e recepções. Com isso, será possível a identificação de procurados a partir da leitura de documentos e, posteriormente, reconhecimento facial através de câmeras de segurança.

Autor: Vinícius Zaia