19 JAN 2024
Vinhedo alcança nota B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal
Essa foi a melhor nota registrada por um município paulista nesta edição do ranking do TCE
A cidade de Vinhedo mais uma vez foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2023, divulgado na última quinta-feira (18) pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. O município tirou nota B, a maior nota registrada por uma prefeitura nesta edição.

Com foco em infraestrutura e processos, o índice avaliou com dados de 2022, a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Nesta edição, junto com Vinhedo, 51 municípios ficaram com a classificação B, enquanto 223 ficaram com a nota C+ e outros 369 municípios com a nota C.

“O IEG-M é não só um instrumento de fiscalização, mas também uma ferramenta para que os prefeitos possam avaliar suas políticas públicas, analisando a eventual necessidade de correção de rumos, redefinição de prioridades e consolidação do planejamento”, explicou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo.

De acordo com o prefeito Dr. Dario Pacheco, o resultado demonstra que o município está no caminho certo. “Com muito planejamento e responsabilidade fiscal estamos conseguindo avançar em diversas áreas do município, com obras, programas e ações importantes para o desenvolvimento e qualidade de vida da nossa população”, destacou.

Os resultados na íntegra podem ser acessados em: https://painel.tce.sp.gov.br/
Autor: Ana Cândida Briski