A Secretaria de Saúde de Vinhedo, por meio da equipe da Zoonoses, realizou, no último final de semana, mais uma vistoria de casa a casa para combater a epidemia de dengue na cidade. Foram abordados 314 imóveis na região do Centro. Destes, a equipe trabalhou 115, enquanto 157 estavam fechados, cinco eram residências de temporada e quatro estavam desocupados. Foi realizada vistoria parcial (quando o proprietário não está em casa, mas a equipe consegue observar a área externa) em 15 dos imóveis e a equipe recebeu 18 recusas.
Amostras de larvas encontradas em quatro imóveis foram analisadas e positivas para Aedes aegypti. O padrão de recipientes onde foram coletadas, permanece sendo de recipientes móveis, passíveis de remoção e de fácil eliminação de água pelos moradores, como: balde/regador, ou de locais que necessitam medidas de controle adequado, como é o caso dos ralos e ainda em recipientes naturais como as bromélias.
Importância das vistorias
Os profissionais da equipe da Zoonoses possuem treinamento e qualificação para detectar criadouros que podem passar despercebidos pelos moradores e representar risco para a proliferação do Aedes aegypti. As visitas aos imóveis também contam com orientação, esclarecimento de dúvidas e auxílio técnico.
Até esta terça-feira (23), Vinhedo registrou um total de 1627 casos confirmados de dengue. É de extrema importância que a população não recuse a entrada das equipes para a eliminação de criadouros, assim como cuidados diários de parte dos munícipes para evitar água parada.
10 minutos contra a dengue
Em parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e a Câmara Municipal, também está em andamento a campanha “10 Minutos contra a dengue”. A iniciativa se baseia na experiência de Singapura, onde o país foi capaz de interromper o pico de uma epidemia de dengue com ações semanais da população dentro de suas residências individualmente, de apenas 10 minutos, com a limpeza de possíveis criadouros.
No site da Prefeitura é possível baixar um checklist (link) das ações semanais que cada pessoa pode fazer, cuidando do próprio quintal.