Na manhã desta terça-feira (5), a Sanebavi deu início à 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) de 2024. O evento, que reuniu um grande número de servidores no refeitório do Setor Operacional, abriu com uma palestra essencial sobre Prevenção contra Cães Bravos, um tema de grande relevância para os trabalhadores da autarquia, especialmente para aqueles que atuam diretamente nas ruas, como leituristas e equipes de manutenção.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Heron Ciccarelli, destacou a importância da Sipat para a conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. “Este evento é uma oportunidade para todos refletirmos sobre os riscos presentes nas nossas atividades diárias e, mais importante, como podemos evitá-los. A cada edição, a Sipat se fortalece e nos ajuda a construir uma cultura de segurança que é responsabilidade de todos”, afirmou Heron.
Ataques caninos
A palestra de abertura, conduzida pelos guardas municipais Sub Cmd Giovani Morgon, GCM Leandro José Bidutti Ferreira e GCM Jéssica Pereira, trouxe informações práticas sobre como os trabalhadores devem agir ao se deparar com cães, especialmente os que apresentam sinais de agressividade. A apresentação, além de teórica, contou com uma demonstração ao vivo com o cão Iron, um pastor belga Malinois, da Guarda Municipal de Vinhedo.
Durante a palestra, os guardas ensinaram a identificar sinais de alerta nos cães, como postura rígida, rosnados e orelhas e cauda eretas, que indicam potencial perigo. Eles também apresentaram estratégias para evitar confrontos e como manter a calma em situações de risco. “Saber como agir corretamente diante de um cão agressivo pode evitar acidentes graves e garantir a segurança de todos os envolvidos”, destacou o Sub Cmd Morgon.
O presidente da Cipa, ressaltou a relevância do tema para os servidores da Sanebavi, principalmente para aqueles que realizam atividades em áreas privadas, como quintais e jardins, onde muitos cães estão presentes. "Muitos dos nossos trabalhadores lidam diretamente com cães em suas rotinas, seja durante as manutenções nas ruas ou na leitura de hidrômetros. Saber identificar os sinais de perigo e agir de forma rápida e eficaz pode evitar situações de risco e preservar a integridade dos nossos servidores”, completou.
Programação 2024:
• 7/11 (Quinta-feira) - 8h30
Tema: Alcoolismo: Reconhecendo Sinais e Buscando Ajuda
• 12/11 (Terça-feira) - 14h30
Tema: Direção Defensiva
Palestra: Polícia Militar
• 14/11 (Quinta-feira) - 14h30
Tema: Saúde e Bem-Estar
• 19/11 (Terça-feira) - 8h30
Tema: Assédio no Ambiente de Trabalho
Palestra: Secretário Municipal de Justiça, Carlos Augusto Filippetti Júnior
• 22/11 (Sexta-feira) - 8h30
Tema: Segurança no Trabalho
Palestra: "Minha Vida"