A segurança pública de Vinhedo acaba de receber um importante reforço. A Guarda Civil Municipal (GCM), através do Centro de Operações Integradas (COI), instalou mais 102 câmeras ao sistema de monitoramento, visando fortalecer a segurança e ampliar a capacidade de vigilância em áreas de lazer e circulação intensa.
Foram instaladas 18 câmeras na Praça do Aquário, 5 câmaras na Praça “Waldomiro Augusto Mayer”, no bairro Pinheirinho, e outras 79 posicionadas em locais estratégicos da cidade.
COI
Inaugurado em julho de 2023, o Centro de Operações Integradas proporciona maior agilidade e eficiência para as ações da Guarda Civil Municipal. Atualmente, são mais de 700 câmeras distribuídas pelo município. Número que inclui as novas aquisições, além das integradas pelo programa "Câmera Cidadã", que permite aos moradores que possuem câmeras IP integrarem seus dispositivos ao sistema de monitoramento da GCM.
Entre as funções do COI estão o atendimento e despacho de ocorrências, inteligência e monitoramento 24 horas feito por guardas treinados. Neste espaço, a GCM unifica as informações de segurança, acompanha todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras de monitoramento, fiscaliza o tráfego de veículos e das situações de risco, acompanhadas pela Defesa Civil Municipal.
Além disso, o sistema é integrado às plataformas do Alerta Brasil, Detecta, e aos sistemas Sentry, Drive Framework (semáforos, radares, parquímetros, fluxo do trânsito nas vias e tags de ônibus), CCONET, Inforseg e Digifort, monitorando não só sistemas de segurança como integrando-se à mobilidade urbana do município.
O COI, como serviço da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, está instalado no próprio prédio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, de onde o monitoramento é feito 24 horas por dia pelos GCMs.