No mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, em celebração a Campanha Outubro Rosa.
As mulheres que procuram as unidades de saúde de Vinhedo serão orientadas a se prevenir. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. A solicitação será feita na hora por enfermeiros das unidades para liberação do procedimento e agendamento do paciente. A partir dos 50 anos a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos.
Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.
Nos dias 5 e 19 o CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher, na Capela, promove o dia da beleza, elevando a autoestima das usuárias. No dia 7 a mesma unidade promove um café da manhã com as alunas de Lian Gong (técnica chinesa por meio de exercícios que previne o surgimento de doenças, colabora com o tratamento de dores e combate problemas como a depressão) para alertar sobre a importância das atividades na Campanha Outubro Rosa.
A Secretaria de Saúde promove no dia 19, em sua sede, capacitação com as recepcionistas das unidades e sensibilização para prevenção ao câncer de mama.
Já no dia 20 será realizada na Praça Sant´Anna atividade de orientação junto à população, com entrega de material informativo. Será feita abordagem para as mulheres receberem orientação sobre o autoexame. A ação será promovida por enfermeiras e médicas da Rede Municipal de Saúde.
A programação de 2016 será encerrada no dia 30 com o “Passeio Rosa”, uma caminhada promovida para alertar a população sobre o tema, com saída às 7h30 da Represa 1 em direção a Represa 2.
A Sanebavi também está apoiando a Campanha. A autarquia distribuiu o laço rosa para as servidoras utilizarem durante o período de trabalho, também fixou uma faixa da campanha na área externa da sede administrativa e fará a entrega de uma camiseta com a frase “Eu apoio a Luta contra o Câncer de Mama” para todas as mulheres que trabalham no órgão público de saneamento da cidade.
As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas em todo o Brasil, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados, segundo explicou a secretária de Saúde, Erica Pin Pereira. “Por isso focamos no trabalho preventivo, para orientar as mulheres sobre a maneira correta de se prevenirem não apenas no mês de outubro quando é realizada a Campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, comentou.
Programação câncer de colo do útero
Dentro da programação da Campanha Outubro Rosa a Prefeitura irá promover também atividades para prevenção ao câncer de colo do útero, com mais uma edição do mutirão de papanicolau, a ser promovido no dia 15, no CASM.
Neste mês, o exame preventivo também será oferecido no CASM, nos dias 11 e 25, com demanda espontânea, ou seja, para atender as pessoas que não poderão comparecer ao mutirão do dia 15. O exame poderá ser feito sem a necessidade de agendamento e sem apresentação de pedido médico, basta procurar a unidade das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O Câncer
O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%.
A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o auto exame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.
Autoexame da mama
O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.