A Santa Casa de Vinhedo ampliou o atendimento de fisioterapia hospitalar e desde maio está oferecendo o serviço para os pacientes internados na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Com esta ampliação o serviço está funcionando 24 horas, todos os dias da semana.
O atendimento já era oferecido no hospital sob demanda, ou seja, o fisioterapeuta era chamado quando havia necessidade, porém foi ampliado desde o mês passado.
A fisioterapia hospitalar é realizada por profissionais capacitados para atenderem as necessidades dos pacientes internados que precisam de cuidados respiratórios e motores.
“Esses especialistas são fundamentais para a recuperação de alguns pacientes que estão na UTI e pós-cirurgias”, explicou o gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini, durante a reunião mensal entre os membros da Comissão de Gestão da Santa Casa, para prestação de contas e apresentação de relatório de atividades, referente ao mês de Maio.
A reunião ocorreu nesta quinta-feira, dia 16, e foi conduzida pela secretária de Saúde, Erica Pin Pereira. Também participaram os vereadores Nil Ramos e Dario Pacheco; a secretária de Administração Juliana Leite; o médico Frederico Fernandes representante da classe médica; o médico Adriano Chitacumula, gestor técnico da Santa Casa; a diretora de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Saúde, Aline Guiraldelo de Souza; Maria Aparecida dos Santos, representando os funcionários da Santa Casa e a advogada da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Carolina Ribeiro.
Em Maio, um mês após a reabertura da Santa Casa, foram realizados 653 atendimentos de fisioterapia hospitalar em pacientes na UTI – Unidade de Terapia Intensiva e mais 719 atendimentos de enfermaria. Os procedimentos de fisioterapia são realizados aos pacientes atendidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde e convênios médicos.
Segundo relatório de prestação de contas, em Maio foi registrada a média de 129 atendimentos diários no PA – Pronto Atendimento adulto e 41 atendimentos pediátricos. O hospital registrou 134 internações pelo SUS, 87 por convênios e três particulares. Foram 64 cirurgias pelo SUS, 37 por convênios médicos e dois particulares.
No mês passado também foram feitos 30 partos (13 normal e 17 cesárias), sendo 22 realizados pelo SUS.
Porta de entrada para gestantes e emergências ginecológicas
Desde a reabertura, em 2 de Abril, a Santa Casa passou a ser a porta de entrada para gestantes e emergências ginecológicas. O hospital tem uma equipe de ginecologia e obstétrica de plantão 24 horas para atender a demanda emergencial.
Para as demais áreas de saúde, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que funciona 24 horas, continua sendo a porta de entrada dos pacientes do SUS em Vinhedo.
Abertura da Nova Santa Casa
Após um longo período fechada para atendimento à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Nova Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de Abril, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.
Um novo Centro Cirúrgico foi construído, em novo local, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas que serão utilizadas para cirurgias. São quatro salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.
Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. O local amplo têm condições de abrigar mais pessoas em casos de emergência, aumentando assim a receita do hospital, e ao mesmo tempo garantindo economia, já que equipes de saúde com a mesma quantidade de profissionais têm condições de trabalhar na ala.
Na ala da Maternidade os trabalhos contemplaram a substituição de todo o sistema elétrico, com adequação de cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos da Maternidade não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada. Foi feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido) e alguns quartos já ganharam pintura.
A reforma nos quartos da Maternidade proporciona mais conforto às mães e recém-nascidos.
Novos leitos
A Santa Casa de Vinhedo está ampliando o número de leitos em funcionamento no hospital. Nesta quinta-feira, dia 16, será feita às 17h30, a entrega oficial dos sete novos quartos do hospital. Os quartos estão localizados próximos à recepção principal da Santa Casa. Têmbanheiros internos e capacidade para atender em cada quarto dois pacientes na ala de internação, totalizando 14 novos leitos disponíveis à população.
As melhorias realizadas nos novos quartos incluem revisão na rede de gases medicinais e no sistema elétrico, adequação dos banheiros e das portas de entrada dos quartos para possibilitar a entrada de cadeira de rodas, além de pintura, além de mobília.
Com a entrega dos novos quartos, a ala de internação do hospital passará a contar com 34 quartos para atendimento adulto de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios médicos e particulares, sendo 5 quartos destinados à pediatria, 8 na ala da maternidade, 14 quartos para internação adulto, além dos novos 7 quartos que terão a mesma finalidade.