Órgão de Defesa do Consumidor pretende implantar um novo programa de apoio ao consumidor superendividado ainda no primeiro semestre deste ano
O Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Vinhedo, vinculado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, finalizou o balanço de atendimento prestado à população no primeiro mês de 2016. Em janeiro foram realizados 844 atendimentos, classificados em abertura de processos, simples consultas, atendimentos preliminares.
O número de atendimento aumentou, em comparação ao mesmo período de 2015, quando foram realizados 702 atendimentos.
O aumento, segundo o diretor de Defesa do Consumidor de Vinhedo, Matheus Galbe, está relacionado principalmente a assuntos financeiros.
Para auxiliar o consumidor na resolução das questões financeiras, o Procon de Vinhedo pretende implantar ainda este mês o Programa de Apoio ao Superendividado. – PAS.
O programa é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientandoe promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.
Serão atendidas pelo programa as dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, aquisição de produtos, independente do total das dívidas.
Procon de Vinhedo
Responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, cabe ao Procon orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim de fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos.
O Procon existe desde 1992 em Vinhedo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua Humberto Pescarini, 301, Centro.