O evento acontecerá em dezembro e terá perto de 200 carros antigos vindos de diferentes cidades, além de comércio de carros, peças, acessórios, artigos para carros antigos e praça de alimentação
O Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, vinculado à Prefeitura, foi escolhido pela Sociedade Feminina Autos Antigos (SFAA) para receber os alimentos não perecíveis e os brinquedos que serão doados pelos visitantes como forma de ingresso à 1ª Confraternização de Antigomobilistas, que acontecerá em Vinhedo nos próximos dias 7 e 8 no Parque Municipal Jayme Ferragut (Estrada da Boiada, s/nº, Portal), das 8 às 18 horas.
O evento contará com o apoio da Prefeitura e terá aproximadamente 200 carros antigos provenientes de diferentes cidades do Brasil, além de comércio de carros, peças, acessórios, artigos para carros antigos e praça de alimentação. “É com grande alegria que o Fundo Social recebe esta notícia, pois as ações são promovidas a partir da solidariedade dos moradores, que fazem doações para nós e que são repassadas às famílias carentes da cidade”, falou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, Claudete Palaro.
A empresa organizadora do 1ª Confraternização de Antigomobilistas, a SFAA, tem sede em Vinhedo e é presidida por Edenise Carratu, com apoio de seu marido Nilson Carratu. A entidade é a responsável pela organização do tradicional Encontro Paulista de Autos Antigos, que já está na 19ª edição. Os interessados em participar do devem entrar em contato pelo e-mail emcarratu@uol.com.br.
Placa Preta
O Certificado de Originalidade (placa preta) é exclusividade de carros com mais de 30 anos e atesta o alto índice de originalidade. Veículos com placa preta são considerados de valor histórico e devem atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos: ter sido fabricado há mais de trinta anos, conservar suas características originais de fabricação, integrar uma coleção e apresentar o Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Para ter direito à placa preta o carro, moto ou caminhão deve passar pela inspeção de algum clube de veículos antigos credenciado pelo Denatran. Na avaliação entram itens como motor, transmissão, suspensão, freios e parte elétrica, além de pintura, rodas, pneus e interior do veículo, incluindo forração e painel. O carro perde pontos se os itens estiverem avariados ou desgastados ou se não forem originais do carro. Depois que ganha o direito de usar a placa preta, o veículo não pode ser modificado, sob pena de perder o certificado.
A regulamentação da concessão da placa preta foi feita pelo Denatran por meio da resolução 56, de 21 de maio de 1998, que disciplina a identificação e o emplacamento dos veículos de coleção, conforme dispõe o artigo 97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Serviço
1ª Confraternização de Antigomobilistas
Dias: 7 e 8 de dezembro.
Horário: das 8 às 18 horas.
Ingresso: um alimento não perecível (exceto sal) ou um brinquedo em bom estado de conservação, para repasse ao Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo.
Local: Parque Municipal Jayme Ferragut, portal de entrada de Vinhedo.