Deficientes visuais poderão “sentir” as diferentes espécies da flor no cantinho da acessibilidade
Com 250 expositores de aproximadamente 30 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Vinhedo recebe no próximo final de semana (19,10,21), a 14 edição da Exposição Nacional de Orquídeas. O visitante poderá apreciar no Parque Municipal Jayme Ferragut, com entrada franca, mais de 1.200 orquídeas no evento organizado pela CAO Viva – Clube dos Amigos da Orquídea de Vinhedo, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Além da exposição, o visitante pode comprar orquídeas, participar de palestras sobre o cultivo no sábado (10 e 15 horas) e no domingo (10 e 14 horas), e apreciar as flores premiadas em mais de 15 categorias pelos juízes credenciados pela CAOB – Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, com a coordenação da CAO-VIVA.
Além disso, o deficiente visual terá este ano a oportunidade de “sentir” as diferentes espécies de orquídeas. Em um espaço destinado a esse fim, o deficiente visual poderá pegar em mais de 20 espécies de orquídeas.
Outro aspecto importante é que todas as orquídeas expostas são produzidas em laboratório:
“Nenhuma flor é retirada da mata, queremos preservá-las”, afirma José Francisco Vannucchi, presidente da CAO Viva de Vinhedo.
A abertura oficial será na sexta-feira (19) às 20h00, dia em que a exposição pode ser visitada até as 22h00. No sábado, o horário de funcionamento é das 8h00 às 20h00, e no domingo, das 8h00 às 17h00.
Na exposição do ano passado, visitada por mais de 8 mil pessoas, segundo a organização do evento, a CAO Viva de Vinhedo ficou em segundo lugar na classificação por associação orquidófila.