Nesta sexta-feira, 8, o Memorial do Imigrante em Vinhedo será palco de uma noite dedicada à celebração da arte e da força feminina. Às 20h, o tradicional coletivo de teatro NEx Arte apresentará dois documentários autorais, ambos financiados pela Lei Paulo Gustavo, que abordam temas como a luta e os sonhos das mulheres no cenário artístico. O evento será precedido por um bate-papo com o tema “A arte de ser mulher”, que terá início às 18h30. A entrada é gratuita, e o evento é aberto a todas as idades.
Entre os documentários exibidos, “Porque não esperamos mais” narra a história de superação do grupo em um incidente em que foram impedidos de se apresentar devido à presença de uma atriz mulher no elenco.
O filme, que foi gravado no Teatro Municipal de Vinhedo, é visto como um manifesto de resistência artística e exalta a relevância do FESTEVI, festival de teatro da cidade. Já o documentário “Mulher, qual o seu sonho?” é um trabalho poético, construído pelas mulheres do coletivo, que investiga os anseios femininos através de entrevistas com mulheres de Vinhedo. Inspirado pela peça “Efêmera Gaia”, o filme busca dar voz às experiências e aspirações das mulheres, abordando a complexidade e diversidade do ser feminino.
Fundado em 2018 pelos atores e diretores Lara Crivellari e Renan Mozzer, o NEx Arte – Núcleo Experimental de Arte de Vinhedo – se destaca como um coletivo cultural que busca desenvolver novos talentos e fomentar as artes criativas e de performance.
Ao longo dos anos, o núcleo criou uma base de artistas dedicados e se expandiu para várias frentes de atuação, incluindo companhias de teatro, oficinas culturais, o projeto infantil ‘A Turma de Tomas’ e o Festival Curte. Em 2020, o NEx Arte foi premiado pela Secretaria de Cultura de Vinhedo, através da Lei Paulo Gustavo do Edital de Chamamento Público n.º 009/2023, em reconhecimento à sua contribuição cultural, que já envolveu mais de 35 artistas em desenvolvimento e 15 produções apresentadas em diversos festivais de São Paulo.