Bueiros: manutenção e limpeza
O que é o serviço?
É o serviço destinado ao reparo manutenções e limpeza de bueiros.
Qual é o órgão responsável?
A Secretaria Municipal de Serviços.
Qual é o órgão prestador?
A Secretaria Municipal de Serviços, por meio de equipe própria ou empresa terceirizada.
Quais são as normas e/ou legislações que regulam o serviço?
Não há
Quem pode requerer o serviço?
Qualquer cidadão, desde que informe o endereço correto para a execução do serviço.
Há prioridade para o atendimento?
No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela
Lei nº 10.048/2000.
Observação: Não há prioridade para a realização dos serviços.
Quando solicitar?
Quando um cidadão identificar necessidade de limpeza de bueiros ou de manutenção em bueiros.
Onde solicitar?
Para solicitação o morador deve acionar diretamente a Secretaria Municipal de Serviços Públicos:
Há taxas ou cobranças?
Não há cobrança à realização deste serviço.
Quais são os requisitos e impedimentos?
O serviço não é executado dentro de residenciais e condomínios com portaria fechada. Também é
obrigatório ao cidadão informar para o agente público o endereço completo do local: logradouro (rua, avenida, rodovia), altura (nº ou ponto de referência) e bairro.
Quais são as etapas?
- Solicitação: solicite à Secretaria Municipal de Serviços o reparo necessário, informando o endereço completo do local.
- Ordem de serviço: o atendente gerará uma ordem de serviço, para que o pedido seja incluído no cronograma de atendimento da equipe responsável pela manutenção ou limpeza de bueiros.
Quais são os prazos?
A partir da data de solicitação, não havendo impedimentos ou imprevistos, o prazo é de 10 dias úteis.
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Por enquanto não há como se acompanhar este serviço pela internet, contudo, você poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços para mais informações.
Compromissos de atendimento
O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.
Ainda conforme os princípios expressos na
Lei Federal nº 13.460/2017 e na
Lei Municipal nº 3.915/2019, o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações complementares
***A Secretaria Municipal de Serviços
não faz o serviço de manutenção ou limpeza em bocas e tampas de esgoto, que são de responsabilidade da Sanebavi. Para solicitar o serviço entre em contato com o SAC da SANEBAVI:
Sanebavi - SAC / OBRAS E MANUTENÇÃO
Telefone: (19) 3876.9880 / 0800 774 7123 (SAC)
Endereço: Rua Brasilia, 615 – Vila Planalto
E-mail:
atendimento.publico@sanebavi.com.br
Horário de atendimento: 24 horas (apenas atendimento telefônico)
Para a
desratização de bueiros solicitar à Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em saúde - Setor de controle de Zoonoses:
Setor de controle de Zoonoses:
Endereço: Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho
Telefones: (19) 3826-7800 - Ramal: 3009 / 3038
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30
E-mail:
zoonoses.saude@vinhedo.sp.gov.br