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OUT
18
18 OUT 2012
Ações de incentivo à leitura e à escrita são acompanhadas nas escolas municipais de Vinhedo
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Atividades monitoradas integram o programa “Ler e Escrever”; iniciativa beneficia atualmente quase 3,6 mil alunos do ensino fundamental I

Nesta terça-feira, dia 16, as Escolas Municipais (EMs) Professor Cláudio Gomes, no Centro, e Professora Maria de Lourdes Von Zuben, no Jardim Mirian, receberam no período da tarde a visita técnica e de acompanhamento de duas supervisoras de ensino da diretoria de ensino Oeste Campinas – à qual Vinhedo faz parte – e realizada para verificar as ações que são promovidas na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo e que estão contempladas no Programa “Ler e Escrever”.

Adotado desde 2010 nas escolas municipais da Prefeitura de Vinhedo, o “Ler e Escrever” tem como principal objetivo ampliar as capacidades de leitura e de escrita dos estudantes, a fim de transformá-los em leitores e escritores competentes. Neste ano, beneficia aproximadamente 3,6 mil alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e é ofertado no município em parceria estabelecida com o governo estadual, idealizador do programa. “Em nossa Rede Municipal de Ensino sempre vamos buscar novas formas de levar aos alunos iniciativas que os ajudem em sua formação integral e o Programa ‘Ler e Escrever’, tem sido bem aproveitado pelos educadores e estudantes por somar com as demais ações que já colocamos em prática em prol à leitura, fazendo com que o público escolar domine com cada vez mais as habilidades necessárias à leitura e à escrita”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

A equipe responsável pela visita técnica às escolas municipais de Vinhedo esteve acompanhada na oportunidade por profissionais do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação. Nas EMs, as supervisoras conversaram com a direção e as coordenadoras pedagógicas responsáveis por cada uma das unidades educacionais e verificaram como são executadas as atividades sugeridas pelo programa junto aos alunos. “Na visita técnica, as supervisoras ainda conferiram as ações realizadas na escola dentro do ‘Ler e Escrever’ e, em seguida, foram às salas de aula das duas EMs para acompanhar de perto o trabalho dos professores e o envolvimento dos alunos no incentivo à leitura e à escrita”, explicou o secretário municipal de Educação, professor Rogério Levy.

Sobre esta primeira visita, a coordenadora pedagógica de ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação, professora Ana Estela Pafaro Costa e Silva, afirmou que foi muito importante e que Vinhedo obteve um retorno bastante positivo. “Ao fim da visita, as profissionais elogiaram muito o trabalho que está em desenvolvimento nas escolas municipais e disseram que essa parceria está gerando bons resultados, o que reflete na qualidade elevada ao ensino que é ministrado nas EMs”, falou.

A visita técnica do “Ler e Escrever” iniciada nesta terça-feira terá continuidade na próxima semana, no dia 23, quando as supervisoras da diretoria Oeste-Campinas retornarão à cidade para conferirem os trabalhos em andamento em outras EMs que integram a Rede Municipal de Ensino.



O programa

O “Ler e Escrever” é um programa vinculado à Fundação para o Desenvolvimento da Educação, do Governo do Estado de São Paulo. É destinado ao público escolar do ensino fundamental I – do 1º ao 5º ano – e emprega à sua aplicação linhas de ação articuladas e que incluem a formação, o acompanhamento, a elaboração e a distribuição de materiais que colaboram à melhoria da qualidade educacional.

O programa também enfoca dentro de seus objetivos facilitar o processo de alfabetização para que seja bem aproveitado pelas crianças atendidas até o 3º ano do ensino fundamental I e, consequentemente, visa garantir que a aprendizagem de leitura e que o aprimoramento da capacidade de escrita sejam plenos aos alunos dos demais anos do ensino fundamental. Já aos educadores, a iniciativa também serve como um importante complemento ao trabalho que fazem em sala de aula e os oferecem mais recursos e conteúdos à atualização profissional e para a elaboração de suas atividades didáticas.

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