Atividade foi realizada pelo grupo Patrulheiro Amigo da Escola (PAE) e envolveu os alunos em atividades voltadas à prevenção de situações de risco e na disseminação de conceitos cidadãos
A Guarda Civil Municipal – vinculada à Prefeitura de Vinhedo, pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – esteve na Escola Municipal (EM) Integração nos dias 10 e 11 para levar aos alunos informações sobre cidadania, trânsito e segurança pessoal. A ação foi desenvolvida pelo grupo Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), criado pela administração municipal para fazer o patrulhamento dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e das EMs que integram a Rede Municipal de Ensino nos períodos da manhã, tarde e noite. Mais de 790 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, foram beneficiados com a atividade.
Em sua visita à EM, os guardas civis municipais que integram o PAE passaram de sala em sala para conversar com os alunos sobre segurança e falaram sobre quais são os objetivos do novo grupo, sobre noções de cidadania, prevenção ao uso de drogas e também sobre direitos e deveres no trânsito. Além da ação em sala de aula, os alunos da EM Integração também se reuniram na quadra poliesportiva da unidade para assistir uma apresentação do grupo e do Canil Municipal, que faz parte da Guarda Civil Municipal. Nesta oportunidade, puderam saber um pouco mais sobre como os cães ajudam nas ações do grupo e como a Guarda coopera com as atividades desenvolvidas pelas polícias militar e civil, estando presente em todos os bairros do município por meio de ações de patrulhamento comunitário e de patrulhamento preventivo.
Durante suas atividades na escola municipal, os guardas civis municipais do PAE ainda fizeram questão de reforçar com os estudantes que estão à disposição de todos, em quaisquer momentos em que precisem de ajuda, seja no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar da cidade. “Esta ação foi benéfica porque possibilitou estreitarmos relações com os alunos e fazer com que os estudantes se sintam mais à vontade para falar conosco sempre que precisarem e, também, para que nos reconheçam como protetores e amigos permanentes da população”, disse o comandante do grupo na cidade, Osmir Cruz.
Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esta ação do PAE não ficará restrita à EM Integração e será levada a todas as demais unidades escolares, que formam a Rede Municipal de Ensino. “Isso porque entendemos que a presença, a permanência, o envolvimento e o comprometimento do grupo só têm a somar à preservação da ordem social, da vida e do patrimônio público, sobretudo ensinando os nossos estudantes que podem contar com a Guarda sempre que precisarem!”, disse o prefeito.
O PAE
Em Vinhedo, o PAE iniciou suas atividades em 6 de agosto e, desde então, colabora à proteção do ambiente escolar, dos serviços, das instalações públicas que compõem a rede municipal de educação e também atua na prevenção e na inibição de atos delituosos que atentem contras as pessoas. “O PAE prioriza a promoção de mais segurança interna e no entorno do ambiente escolar e também visa identificar, discutir, propor e encaminhar propostas e sugestões que possam contribuir para a melhoria contínua das questões de segurança que envolvem o ambiente escolar”, reforçou o secretário de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella.
Este grupo da Guarda Civil Municipal também atua de forma preventiva ao coibir e ao desestimular a ação de infratores da lei, tanto no interior quanto no entorno das unidades escolares, e oferece apoio às demais equipes da Guarda Civil Municipal durante as operações de passagem de escolares, realizada nos horários de entrada e de saída dos alunos.
A Guarda Civil Municipal
Criada oficialmente em Vinhedo por meio da Lei Municipal nº 1037/81, a Guarda Civil Municipal conta atualmente com efetivo de 132 integrantes e tem em suas divisões, além do PAE, as equipes de patrulhamento preventivo, o Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade; o Canil Municipal e as Rondas Ostensivas Municipais (Romu), grupo reestruturado que absorveu o Grupo de Ações Motociclísticas (GAM), destinado à atuação em situações de maior risco e ao patrulhamento em locais nos quais haja grande aglomeração de pessoas ou dificuldade na circulação de veículos.
A população, sempre que preciso, pode contar com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo e acioná-la em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade. À ajuda dos munícipes, há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.