Competição tem abrangência nacional e valoriza a produção literária entre estudantes do ensino fundamental I, II e ensino médio (escolas estaduais); textos foram produzidos pelos alunos
Para selecionar as redações que representarão Vinhedo na etapa estadual da 3ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 19, os cinco membros escolhidos para integrarem a comissão julgadora municipal da competição, responsável por avaliar dentro dos critérios estabelecidos pela Olimpíada quais trabalhos produzidos pelos estudantes das Escolas Municipais (EMs) seguirão, agora, às próximas etapas de seleção do evento.
A competição é um concurso bienal de produção de textos, destinado especialmente aos alunos de escolas públicas de todo o País e contempla ações de formação de professores. É desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Cultural, e conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em Vinhedo, contemplou os alunos matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio – das escolas estaduais Patriarca da Independência e Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben – e os envolveu em oficinas de produção de textos, atividades nas quais puderam elaborar seus trabalhos de participação no decorrer do primeiro semestre letivo.
Todas as produções literárias, desenvolvidas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino e da rede estadual, foram escritas tendo como base o tema “O lugar onde vivo”, indicado pelo MEC. À produção dos textos, os estudantes elaboraram seus trabalhos dentro de cada um dos gêneros propostos aos diferentes anos de estudo: poema, aos estudantes de 5º a 6º ano; memórias, aos de 7º e 8º anos; crônica, aos de 9º ano; e artigo de opinião, aos dos 2º e 3º anos do ensino médio.
A seletiva
Antes de seguir à avaliação da comissão julgadora municipal, os textos passaram por uma pré-seleção em todas as escolas participantes, que ficaram responsáveis por indicar o escolhido e que as representaria na etapa de seleção municipal, dentro das diferentes categorias de participação. Ao todo, 3.887 textos foram produzidos pelos alunos das escolas municipais.
Com a indicação dos textos por escola, a comissão julgadora municipal analisou os 28 trabalhos pré-selecionados na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Fizeram parte como membros desta equipe a diretora pedagógica da Rede, professora Marilene Pisoni Mayr; a formadora do projeto “Ler e Escrever” em Vinhedo, professora Rogéria Nicoletti; os escritores vinhedenses, Simone Alves Pedersen e Benevides Garcia Barbosa Júnior; e o diretor de Comunicação da Prefeitura de Vinhedo, Eduardo Gurian. A seletiva foi coordenada pelas coordenadoras de ensino fundamental I e II da Rede, professoras Ana Estela Pafaro da Costa e Silva e Nádia Mendes Morgante, e pela professora-formadora de Língua Portuguesa na Rede, Maria Luiza dos Santos Silva.
À seletiva dos textos que representarão Vinhedo nas próximas etapas da Olimpíada, a equipe julgadora adotou os critérios de avaliação estabelecidos a cada gênero de participação e que também serão adotados pelas comissões julgadoras para avaliação dos textos de cada categoria nas etapas estadual, regional e nacional.
As indicações dos cinco trabalhos selecionados em Vinhedo – dois poemas, um texto de memórias, uma crônica e também um artigo de opinião – serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação até esta sexta-feira, dia 21, à comissão julgadora da etapa estadual. Os textos finalistas e vencedores da etapa nacional serão divulgados em 9 de dezembro.
Olimpíadas de matemática
Além de participar da 3ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, os estudantes da Rede Municipal de Ensino também estão envolvidos atualmente na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que teve sua segunda fase de exames promovida no último dia 15, em todo o Brasil. Em Vinhedo, participaram das provas alunos das EMs Professor André Franco Montoro, Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, Integração, Dr. Jair Mendes de Barros e Professor Ricardo Junco Neto, além das escolas estaduais Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben, Professor Israel Shoba e Patriarca da Independência.
A OBMEP é considerada um dos maiores eventos de matemática do mundo. Na edição de 2011, um aluno de Vinhedo, o estudante Carlos Augusto Rodrigues Ribeiro, da Escola Municipal (EM) Professor Ricardo Junco Neto, do bairro Vila João XXIII; conquistou a medalha de ouro e recebeu, neste ano, a honraria das mãos da presidente Dilma Rousseff, em evento promovido no Rio de Janeiro. Também foram destaque e conquistaram medalhas de bronze ao município na última edição desta Olimpíada os alunos Allan Clayton dos Santos, desta mesma EM; Letícia Mayara Macário, da EM Dr. Jair Mendes de Barros, no Jardim Três Irmãos; e Higor Galina Pozza, da EM Integração, no Centro. Outros 26 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo também receberam menção honrosa por sua participação no evento.