Os estudantes da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), poderão participar do 2º Concurso Literário da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC). A realização visa promover a literatura brasileira, incentivar a produção literária e despertar o interesse pela leitura e pela escrita na sociedade, com vistas à revelação de novos talentos.
Na segunda edição do concurso, que tem o apoio da Prefeitura,os alunos da Rede poderão participar com um trabalho em cada uma das três categorias literárias: contos, crônicas e poemas. A temática aos trabalhos é livre e os textos deverão ser elaboradores individualmente, respeitando o máximo de oito páginas na categoria conto, três em crônica e duas em poema. De acordo com a AMLAC, não será exigido ineditismo ao trabalho inscrito.
Cada escola municipal poderá participar com, no máximo, dez trabalhos em cada categoria. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as produções dos alunos que se interessarem em participar serão avaliadas e selecionadas pela coordenação de cada escola municipal, respeitando os critérios do concurso, para então serem encaminhadas à AMLAC. Na Rede Municipal de Ensino, há mais de 3,7 mil estudantes matriculados no ensino fundamental II e na EJA.
A academia informou no regulamento do concurso que os três primeiros colocados de cada categoria receberão, respectivamente, um troféu de literatura, dez livros da 2ª edição do Concurso Literário da AMLAC com o texto publicado e outros prêmios que serão divulgados até a data da premiação, ao primeiro lugar; enquanto que os segundo e terceiro lugares serão entregues uma medalha, cinco exemplares com o texto publicado e outros prêmios. Todos os trabalhos inscritos no concurso serão avaliados por acadêmicos da área de Letras da academia, de acordo com os critérios de participação (criatividade, coerência e originalidade).
As escolas que tiverem os trabalhos dos alunos selecionados e publicados ainda receberão para seu acervo cinco exemplares da 2ª edição, sendo que a unidade escolar que tiver o trabalho de um de seus alunos escolhido como primeiro lugar também será agraciada com um troféu AMLAC de Literatura. A todos os participantes selecionados pela comissão julgadora do concurso, a academia informou que entregará diplomas. A premiação ocorrerá no teatro do Colégio de Vinhedo, em 28 de novembro deste ano.
Para divulgar o concurso junto aos estudantes, os escritores da AMLAC percorreram as escolas municipais de ensino fundamental II com palestras sobre o concurso. Em 2011, oito estudantes e dois professores da Rede Municipal de Ensino tiveram seus trabalhos literários reconhecidos no 1º Concurso Literário da AMLAC.
Como participar
O 2º Concurso Literário da AMLAC não é restrito apenas aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino ou em outras unidades de ensino das redes particular e estadual. Constituído por quatro categorias, a realização contempla uma especialmente dedicada aos participantes do público em geral, denominado pela academia “Grupo D”. Para participar, o interessado no concurso deverá enviar seu trabalho, por correspondência, à Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, no endereço: Avenida Benedito Storani, nº 470, Barra Funda, Vinhedo (SP). No campo remetente, o autor deverá colocar apenas o seu endereço e seu pseudônimo. A postagem dos trabalhos deverá ser feita até 20 de setembro e, para a academia, valerá a data constante no carimbo postal. A entrega também poderá ser feita diretamente na AMLAC, até 28 de setembro.
Dentro da correspondência, a AMLAC informou que devem constar três vias do trabalho a ser inscrito em papel, um CD com a gravação do trabalho em formato digital e um envelope menor, lacrado, no qual deverá haver na parte externa a nominação do concurso, o título do texto, a categoria, o grupo de participação e seu pseudônimo. Já dentro deste envelope menor, deverá constar uma folha com o título do texto, pseudônimo, nome e endereços completos, e-mail, telefones de contato e um pequeno currículo literário de, no máximo, cinco linhas. O autor que participar de mais de uma categoria poderá enviar os respectivos envelopes dentro de um maior, em uma única postagem.
Nas três vias de cada trabalho, o participante deverá colocar o título e o pseudônimo no início de cada lauda, junto à numeração. No arquivo digital, deverá haver o pseudônimo do autor, categoria e título do texto inscrito. A formatação deverá respeitar as regras estabelecidas pela AMLAC, que incluem texto em apenas uma face do papel tamanho A4, espaçamento 1,5 centímetros entre as linhas, fonte “Times New Roman”, em tamanho 12, ou Arial, em tamanho 11; margens superior e esquerda com 3 centímetros e margens inferior e direita com 2 centímetros.