Ação é financiada pela Prefeitura de Vinhedo por meio do Selando Parcerias; iniciativa ajuda jovens se prepararem às exigências do mercado de trabalho
Ingressar no mercado de trabalho pode ser um grande desafio aos jovens, que almejam por meio do primeiro emprego sua independência financeira, melhores oportunidades de crescimento pessoal e, ainda, dar os primeiros passos à construção de uma carreira de sucesso. Contudo, muitas vezes, a busca pela desejada vaga no mercado de trabalho pode ser comprometida pela falta de vivência no mundo profissional. E para ajudar adolescentes, entre 15 a 18 anos, a conquistarem o desejado primeiro emprego e colaborar à construção de seu projeto de vida, a Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – financia desde janeiro deste ano o programa “Construindo o Futuro”, por meio do “Selando Parcerias”.
Iniciado em 2012, o programa é considerado um Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, é promovido em parceria com a Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura (Acovec) e atendeu 22 adolescentes no decorrer do primeiro semestre, na primeira turma do programa. Atualmente e em sua segunda turma, ajuda na profissionalização de 20 jovens com aulas de profissionalização às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi).
Lucas Rodrigues de Souza, de 15 anos, cursa atualmente o 1º ano do ensino médio e está entre os adolescentes que participaram da primeira turma do programa. O estudante disse que se interessou em participar do “Construindo o Futuro” uma vez que já pensava em procurar um emprego, mesmo tendo idade inferior ao permitido para ingresso no mercado de trabalho. Ao participar das aulas, Souza declarou que pôde aprender muito, se preparar melhor para a procura de vagas e que gostou bastante das aulas práticas, sobretudo das áreas de eletrônica e química. “Achei muito bacana, pois o curso me ajudou muito e me mostrou em quais áreas posso atuar. Ainda aprendi e percebi que é sempre preciso estudar e se qualificar para buscar o emprego desejado. Contribuirá muito quando eu começar a procurar um emprego no ano que vem, quando eu finalmente terei idade para ingressar no mercado de trabalho!”, comentou.
O “Construindo o Futuro” é focado no atendimento a adolescentes entre 15 e 18 anos, dos sexos masculino e feminino, e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. Destina-se, preferencialmente, a jovens que pertencem a famílias que estão incluídas em programas de transferência de renda, que são egressos em medidas socioeducativas ou que estão em cumprimento de medidas de proteção. O programa também contempla atendimento a adolescentes que estejam inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como funciona
Os jovens são encaminhados ao programa – que tem duração total de seis meses – pela rede socioassistencial municipal, por meio dos serviços que são disponibilizados à população pela Secretaria Municipal de Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); pelo conselho tutelar e por outras entidades que atendem o público-alvo do programa na cidade.
Inseridos no programa, os adolescentes participam de um espaço de convivência social sadio, no qual podem desenvolver suas potencialidades pessoais e profissionais. As aulas de profissionalização enfocam abordagens que integram o amplo universo profissional e englobam, inclusive, a importância da cidadania, da boa convivência social e comunitária. No programa, os jovens ainda aprendem inglês, com ênfase em cidadania; e trabalham o desenvolvimento de habilidades de comunicação, expressão e informática. No “Construindo o Futuro”, os adolescentes participantes também contam com o acompanhamento de psicólogos e de assistentes sociais.
Além destas abordagens, a formação dos jovens engloba temas mensais, passando pelas áreas de gastronomia, administração, logística, eletrônica, química e informática; para que os adolescentes tenham contato com diferentes segmentos profissionais e para que possam optar pela área na qual desejarão seguir, com base em suas aptidões e interesses, em sua atuação profissional.
Encaminhamento às vagas de trabalho
Após concluir a grade de atividades pertencente ao programa, os jovens recebem um certificado de conclusão e os que têm mais de 16 anos – idade mínima exigida para ingresso no mercado de trabalho – e que estejam estudando a partir do 2º ano do ensino médio são encaminhados para ingressar no programa “Jovem Aprendiz”, desenvolvido pela Acovec.
O programa “Jovem Aprendiz” é destinado à formação técnica, dentro da área de interesse do aluno, e também prevê encaminhamento ao mercado de trabalho, em vagas que são anunciadas por empresas da cidade. Este programa teve início em 2008 e, no momento, tem mais de 90 jovens que já estão trabalhando nas empresas parceiras do Ceprovi à oferta de oportunidades de emprego.
Selando Parcerias
O Selando Parcerias, da Prefeitura de Vinhedo, contempla o financiamento de projetos visando a ampliação das políticas de assistência social, no âmbito municipal, em parceria com entidades privadas. Com isso, a administração consegue expandir o atendimento de proteção básica e especial, de média e alta complexidade, a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de risco ou vulnerabilidade social no município.