As obras de ampliação da ETE Capivari continuam em ritmo acelerado. Após o serviço de terraplanagem inicial e do rebaixamento do solo em 1,70 m, no espaço que vai receber o segundo módulo da estação, os trabalhos se concentram agora na remoção e remanejamento de fios e cabos subterrâneos.
Caixas de tubulações elétricas que vão dar melhor passagem da fiação até os tanques, também foram construídas no entorno do terreno. Toda essa mudança é necessária para facilitar a construção do novo tanque de aeração de 40 x40 m².
Após a conclusão dessa etapa, vai ser feita a fundação do terreno com o uso do equipamento bate-estaca. Processo importante para garantir a construção do módulo que terá quatro metros de altura.
O custo total da ampliação da ETE Capivari está orçado em R$ 4.555.266,83. Verba destinada integralmente pelo PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
A ampliação da ETE Capivari vai garantir o tratamento para os próximos 15 anos e vai beneficiar a população do Condomínio Marambaia, São Joaquim, Sol Vinhedo, Distrito Industrial, atingindo cerca de 30 mil habitantes, além do futuro crescimento da região da Capela.
Com o aumento da ETE Capivari haverá uma grande melhora sanitária e ambiental dos cursos d’água existentes dentro do município e principalmente do Rio Capivari.
Os trabalhos de ampliação da ETE Capivari que começaram em junho deste ano tem prazo de conclusão de 12 meses.