As obras realizadas pela Prefeitura no Centro Cultural Central, localizado na Rua Monteiro de Barros, continuam na fase de pintura interna e externa, além de acabamento nos detalhes arquitetônicos dos portais nos principais acessos ao prédio e ao Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus que fica localizado na mesma área.
A reforma do Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini beneficiará mais de 4 mil alunos já matriculados nas oficinas Culturais, projeto desenvolvimento por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Após a ampla reforma, que contempla completa troca do telhado, novo piso e partes hidráulica e elétrica, o local passará a ter 15 salas de aula, além de salas administrativas, ateliê, vestiários e banheiros adaptados. Serão quatro salas exclusivas para aulas de dança, com piso especial, barra de ballet e espelhos; sala multiuso; quatro salas de aula com tanques destinados à limpeza de pincéis das aulas de pintura, assim como uso nas aulas de mosaico, artesanato e escultura; as alunas de cerâmica e escultura terão um novo forno de queima. Haverá ainda uma sala destinada à exposição permanente do Acervo Municipal, composto por obras de arte doadas ou adquiridas pela municipalidade através do prêmio aquisito do Salão de Artes de Vinhedo, que acontece desde 1995.
Para eventos, haverá um amplo salão com entrada independente e que será utilizado para realização de exposições, como o SAV – Salão de Artes de Vinhedo, convenções, workshops e outros eventos da Prefeitura de Vinhedo.
A sede da Secretaria de Cultura e Turismo, que atualmente está instalada no Memorial do Imigrante, passará a ser no Centro Cultural Central.
O Centro Cultural Central é um dos três centros culturais da cidade – os outros estão localizados na Vila João XXIII e no bairro da Capela. Os Centros Culturais vinhedenses oferecem gratuitamente diversos cursos denominados oficinas culturais, entre eles ballet, jazz, sapateado americano, hip hop, dança do ventre, dança de salão, ritmos, dança irlandesa, violão, musicalização infantil, trompete, teoria musical, teclado, coral infantil, coral juvenil, coral iniciante, prática de orquestra; desenho e pintura, desenho artístico, cerâmica, pintura óleo sobre tela, patchwork, mosaico, decoupagem, teatro, capoeira e alongamento.