Evento englobou as modalidades atletismo, halterofilismo e natação; nadadores da cidade são da equipe de esportes especiais da Prefeitura de Vinhedo
Vinhedo esteve muito bem representada em mais uma competição esportiva de abrangência nacional, voltada à Pessoa Com Deficiência (PCD). Desta vez, esteve presente na 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, competição realizada em São Paulo entre os dias 13 e 15. Nesta edição do evento, que é considerado o maior do esporte adaptado no Brasil, o município esteve representado na modalidade de natação pelos atletas da equipe de esportes especiais da Prefeitura de Vinhedo: Rafael Rorato e Guilherme Massa, que conquistaram, respectivamente, as 5ª e 6ª posições na classificação geral em suas categorias de participação.
No quadro geral de natação, Rorato fez o tempo de 2’44”83 e ficou com a quinta posição na classificação da prova de 50 metros nado peito, na categoria SB3; enquanto que Massa fez o tempo de 1’26”89 na competição de 100 metros livre, na categoria S8, conquistando a sexta colocação na classificação de sua modalidade. As provas de natação aconteceram no Sport Club Corinthians Paulista. Esta etapa do Circuito contou, nas diferentes modalidades esportivas, com mais de 700 competidores brasileiros e de outros países, incluindo Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela e Nigéria.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que oferece apoio integral aos atletas, os dois nadadores de Vinhedo conquistaram o direito de participar da etapa nacional durante a fase regional do circuito, que aconteceu em fevereiro, por terem atingido o índice estabelecido às provas. Também nesta etapa do circuito, os atletas contaram com o acompanhamento da professora Thaís Qualio e de Luismar Vieira, que integram a equipe da pasta.
A segunda etapa do Circuito Loterias Caixa deste ano é uma das últimas competições nacionais que antecedem e que ajudam os atletas a se prepararem às Paraolimpíadas de Londres, que iniciam em 29 de agosto. Esta fase do circuito contou com a presença 60 dos 182 atletas que representarão o Brasil no evento internacional. Dentre os presentes, estiveram Daniel Dias, André Brasil e Edênia Garcia, que realizaram seus últimos treinos antes da viagem para a Inglaterra. As competições olímpicas para os para-atletas terminará em 9 de setembro.
Resultados em análise
Os resultados conquistados pelos nadadores vinhedenses, da Prefeitura de Vinhedo, na segunda edição nacional do Circuito Loterias Caixa são relevantes e importantes ao cenário esportivo PCD. Isto porque os índices atingidos por todos os esportistas que participaram da edição ajudarão, segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a definir os atletas que irão às competições chanceladas pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) neste e no próximo ano. Para tanto, o CPB informou que considerará os tempos obtidos nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa e em outras provas promovidas pelo CPB, somadas à análise de vários critérios técnicos.
A notícia, aliás, é bastante positiva aos atletas – inclusive vinhedenses – que almejam representar o País em grandes competições internacionais, incluindo os Mundiais de Atletismo e Natação, que a partir do próximo ano passarão a acontecer a cada dois anos e não mais a cada quatro anos.