Subvenção poderá ser requerida até o dia 27; é válida aos alunos que residem na cidade e matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a fazer nesta terça-feira, dia 10, o cadastramento dos estudantes interessados em solicitar o transporte universitário ao segundo semestre, oferecido gratuitamente aos alunos de cursos universitários, técnicos e profissionalizantes de escolas públicas e particulares. A subvenção pode ser solicitada até o dia 27 e ser requerida, exclusivamente, pelos alunos que residem no município e que estão matriculados regularmente em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Os itinerários do transporte universitário gratuito atendem estudantes que frequentam cursos nos períodos da manhã e da noite, em instituições localizadas em Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Valinhos e São Paulo. Ao todo, há 24 linhas e mais de 40 ônibus para atendimento dos universitários, que têm diversos pontos de parada na cidade a fim de atender moradores de todas as regiões do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes que já se cadastraram no início de 2012 e utilizam o transporte não precisam realizar o recadastramento ao segundo semestre. Já os interessados em solicitar a subvenção pela primeira vez, devem procurar a pasta (Rua Manoel Matheus, nº 272, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com a original e fotocópia dos seguintes documentos: frente e verso da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do título de eleitor – alunos com menos de 18 anos devem apresentar do responsável legal; do comprovante de votação na última eleição (2010) e do comprovante de confirmação de matrícula. Em relação a este último comprovante, a pasta ainda fará a conferência do documento na instituição de ensino indicada pelo interessado, que também deve entregar à Secretaria no momento em que for solicitar a subvenção uma foto ¾ recente, aos alunos que forem solicitar o fretamento; e o requerimento de solicitação fornecido pela Secretaria devidamente preenchido.
Aos alunos que forem se solicitar o benefício pela primeira vez ainda é preciso apresentar no ato de cadastramento o comprovante de residência no município, que deve ser obrigatoriamente a conta de água ou de luz do mês vigente, em nome do aluno ou de seu pai. Segundo a Secretaria não são aceitas as faturas de telefone fixo ou de celular como comprovantes de residência. Em caso de imóvel alugado, o interessado na subvenção deve apresentar a fotocópia do termo de contrato de locação ou uma declaração do proprietário, com firma reconhecida em cartório e em nome do aluno ou do seu pai. Já em caso de casa cedida, é preciso apresentar uma declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório, em nome do aluno ou de seu pai.
Caso seja entendido como necessário à Secretaria Municipal de Educação, podem ser solicitados ao aluno que pleiteia a subvenção outros comprovantes ou documentos para aferição do pedido, devendo o estudante interessado entregá-los no prazo de três dias úteis contados da data de solicitação. A não entrega ou a falsificação dos documentos requeridos acarreta no indeferimento e no cancelamento da subvenção por parte da Prefeitura de Vinhedo.
O itinerário e os horários de cada ponto de parada, para embarque e desembarque dos alunos, podem ser verificados pelos usuários da subvenção na própria Secretaria Municipal de Educação. Para utilizar o serviço, os estudantes contemplados devem apresentar ao motorista do ônibus sua carteirinha de identificação, solicitada no momento de seu embarque no veículo. Mais informações podem ser obtidas no telefone da pasta: (19) 3826-8700.
Passes
Os estudantes que já usam os passes Lira ou Caprioli, nas linhas de São Paulo e Jundiaí, precisam apresentar de 10 a 27 de julho, na sede da pasta, a mesma documentação exigida aos novos cadastrados juntamente com a fotocópia da carteirinha, que é fornecida pela empresa Lira/VB, e fazer seu cadastro no guichê da empresa no terminal rodoviário. Já os alunos que usam o cartão de passes da Rápido Luxo Campinas deverão apresentar a mesma documentação exigida aos novos cadastrados e fazer o cadastro no guichê da empresa, no terminal rodoviário.