Serviço de proteção especial da Prefeitura de Vinhedo presta atendimento qualificado a pessoas com mais de 60 anos em situações de semidependência e vulnerabilidade
Sabendo a importância do convívio social à promoção e à manutenção da saúde física e mental de pessoas com mais de 60 anos, a Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – promoveu duas atividades especiais aos sete idosos que são atendidos atualmente pelo “Quero Vida”. Focado exclusivamente no atendimento de pessoas com mais de 60 anos e em situação de semidependência, o serviço beneficia os idosos que necessitam de mais cuidados durante o dia ou parte dele, funcionando como uma espécie de creche aos que requerem auxílio à realização de seu autocuidado diário.
Uma das atividades promovidas foi uma festa junina, realizada em 29 de junho. O evento foi organizado pela equipe técnica do serviço, contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim; e reuniu os idosos, seus familiares e os profissionais do serviço em uma tarde de muita comemoração e integração. Danças, pipoca, quentão sem álcool e amendoim deixaram o momento ainda mais divertido e agradável. “Foi uma festa que animou os idosos e que também serviu como uma oportunidade para que seus entes queridos participassem de um momento de seu atendimento, conhecendo de perto os cuidados que recebem e o carinho com o qual a Prefeitura de Vinhedo e seus profissionais zelam pela qualidade de vida de seus familiares!”, disse Claudineia.
A outra atividade aos idosos foi promovida nesta terça-feira, dia 3, e contemplou uma visita acompanhada ao Complexo Esportivo e Recreativo do bairro Vila João XXIII, reinaugurado pela administração municipal no último dia 1º. No local, os idosos conheceram o campo de futebol com piso de grama sintética, o campo de futebol de areia, os aparelhos para ginástica ao ar livre, o playground destinado às crianças, além da cancha de malha e bocha. Nesta oportunidade, também aproveitaram para fazer seu lanche da manhã no espaço para jogos de mesa, que foram recentemente reformados e ampliados. Todos ficaram bastante felizes e satisfeitos com o passeio.
Estímulo contínuo
Outras atividades de convívio, recreativas e esportivas também estão presentes na rotina regular de atendimento dos idosos do serviço e são promovidas para ajudar na recuperação e à boa manutenção da saúde física e emocional do atendido. “Além das que acontecem e são promovidas no próprio espaço de atendimento, assim que passam a ser atendidos no serviço os idosos são imediatamente integrados aos demais programas e projetos que são desenvolvidos em parceria com outras secretarias, de acordo com a capacidade física e emocional de cada um. Adotamos esta atitude, justamente, para que possam ter momentos agradáveis, de interação e que colaboram à preservação de sua saúde”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Dentro deste contexto, os atendidos pelo “Quero Vida” são incentivados a participar das aulas esportivas promovidas por meio do Grupo Bem Viver – que contempla a realização de várias atividades que valorizam o público idoso do município, tais como aulas e eventos esportivos e culturais, que incluem oficinas de teatro, o grupo da Fanfarra Municipal Bem Viver; além da realização de viagens, feiras de variedades, festas temáticas, bailes, rodas de conversa, aulas alongamento e tai chi chuan, dentre outras atividades – e que acontecem no Centro Aquático da Melhor Idade, que oferece aulas de hidroginástica e natação. “Estes dois serviços, inclusive, ficam bem ao lado do prédio de atendimento do ‘Quero Vida’ e ajudam a combater quadros de isolamento social”, comentou a secretária municipal de assistência social, Claudineia Vendemiatti Serafim.
O “Quero Vida” é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e oferece aos atendidos no período em que permanecem no serviço – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas – a atenção de uma equipe multidisciplinar, alimentação adequada, cuidados de higiene e acompanhamento de acordo com suas necessidades individuais. Para que possam ir até o local, a Prefeitura de Vinhedo ainda oferece transporte de ida e volta à residência.
Como participar
O “Quero Vida” é voltado às pessoas com mais de 60 anos, residentes na cidade há pelo menos um ano, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, que sejam semidependentes e que não possam contar com os cuidados que precisam de seus familiares nos períodos da manhã e da tarde. As famílias ou idosos interessados em participar devem procurar diretamente a iniciativa, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.375, no Jardim São Matheus, para saber mais detalhes e participar do processo de inclusão.
Assim que manifestado o interesse, será agendada uma visita domiciliar ao idoso e à sua família, a fim de identificar se atendem aos pré-requisitos exigidos à inclusão no serviço. Dentre os requisitos avaliados à participação estão a situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão.
O “Quero Vida” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3886-2324.