18 JUN 2012
Jovens e adultos de Vinhedo já podem se inscrever às turmas de EJA do segundo semestre

Modalidade de ensino é destinada às pessoas com mais de 15 anos interessadas em iniciar ou concluir os ensinos fundamental I, II e médio; inscrições seguem até o próximo dia 29

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já recebe as inscrições dos moradores interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas turmas que terão início no segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias das duas escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino na cidade: a Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, no bairro Capela, ou o Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, instalado na EM Integração, no Centro.

Destinada às pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de iniciar ou de concluir os ensinos fundamental I, II e médio, a EJA é uma modalidade de ensino oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo no período noturno. Para se inscrever, o interessado deve apresentar no ato da inscrição, na secretaria da unidade escolar na qual deseja estudar, uma foto ¾ e as fotocópias da carteira de identidade, da certidão de casamento ou nascimento, do comprovante de endereço, que deve ser obrigatoriamente a conta de água ou de energia elétrica; e do comprovante de escolaridade, no caso dos candidatos que já tenham estudado anteriormente.

Ao fazer a inscrição, o morador também deve respeitar as idades mínimas exigidas à inscrição, que é de 15 anos completos para o ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano; de 15 anos completos para o 6º ano do ensino fundamental; 15 anos e seis meses completos para ingressar no 7º ano; 16 anos completos para cursar o 8º ano; e 16 anos e seis meses completos para fazer o 9º ano. Para ingressar no ensino médio, o interessado deve ter 18 anos completos para cursar o 1º ano; 18 anos e seis meses completos para fazer o 2º ano; e 19 anos completos para ingressar no 3º ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as idades atendem à resolução SE – 16, de 21 de março de 2011, à instrução do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), de 1º de abril de 2011, e à deliberação do Conselho Estadual da Educação (CEE) nº 82/2009.

O horário de atendimento das EMs é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 29 e as aulas estão previstas para iniciarem em agosto, no período noturno, na escola na qual o aluno se matriculou.

Serviço

Saiba os endereços das escolas municipais de Vinhedo que recebem as inscrições às turmas da EJA referentes ao segundo semestre de 2012:

– EM Professor André Franco Montoro: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, nº 120, Jardim Bela Vista.

– Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, na EM Integração: Rua Monteiro de Barros, nº 351, Centro.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.