A taxa de crescimento acumulada no primeiro quadrimestre de 2012 na evolução de empregos formais aponta que a cidade de Vinhedo, com 3,74%, tem quase o dobro do índice registrado em todo o Estado de São Paulo, com 1,98%, e mesmo do Brasil, que alcança 1,85%.
Esse índice de 3,74% no quadrimestre significa que a cidade de Vinhedo criou no período 1.164 empregos formais e ocupa a 3ª posição entre as cidades da RMC – Região Metropolitana de Campinas nesse quesito no período, só superada por Paulínia e Cosmópolis.
Com 32.288 empregos formais no quadrimestre, Vinhedo ocupa a 4ª posição no ranking regional de registro em carteira para cada mil habitantes, alcançando 498 empregos.
A cidade apresentou crescimento em praticamente todas as atividades econômicas, como indústria de transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços e administração pública. E exceção ficou por conta da diminuição de quatro empregos formais na agropecuária.
Exportações
No mercado externo, a cidade de Vinhedo também vai bem e permanece em 5º lugar entre os exportadores da RMC. No primeiro quadrimestre de 2012 a cidade de Vinhedo exportou US$107.706.817, o que representa um crescimento de 1,18% em relação ao mesmo período do ano passado (US$106.450.620).
A Argentina lidera a lista de destino das exportações vinhedenses no quadrimestre, seguida pelo Chile, México, Peru e Colômbia. Produtos e preparações de toucador em barras, pedaços e etc, dentifrícios, xampus para cabelos, outras preparações capilares e poliuretanos em líquidos e pastas são os cinco produtos mais exportados pelas empresas vinhedenses.
Novas empresas
O crescimento de Vinhedo nesses índices reflete a chegada de novas empresas para o município e a instalação de novas, caso TVH do Brasil, da área de distribuição de peças para equipamentos para movimentação de carga, como empilhadeiras e plataformas, que iniciou recentemente as atividades na sua nova sede na cidade. O Grupo TVH está presente em 162 países, com 44 unidades próprias. Outras três empresas confirmaram recentemente o desembarque em Vinhedo: a sul coreana TaeguTec, uma das líderes mundiais na fabricação de ferramentas de corte e produtos industriais; a OMRON, fabricante japonesa de componentes automotivos (Interruptores, Painéis de Controle de Ar Condicionado e Módulos Eletrônicos), e o novo Centro logístico de distribuição de peças de reposição da Scania para América Latina.
Lei de Incentivos Fiscais
Para atrair a instalação de novas indústrias em Vinhedo foi criado em 2002, durante o segundo mandato do Milton Serafim, a Lei nº33, que dispõe sobre incentivos para o desenvolvimento das atividades econômicas no município, como isenção de impostos e ressarcimentos de despesas comprovadamente efetuadas pelas empresas.