A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou esta semana a coleta de sangue de cães para prevenção da leishmaniose canina.Vinhedo é considerado um município sem transmissão da doença, porém, como cidades vizinhas registraram ocorrências, é necessário um inquérito para preveni-la.Os interessados podem levar seus animais no Setor de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Atualmente, de forma provisória, em função de uma reforma em seu prédio,a Unidade de Controle de Zoonoses está funcionandona Avenida Primeiro de Maio, s/nº, no antigo prédio da Unidade Básica de Saúde Jardim Von Zuben, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. O setor também atende pelo telefone 3886-8034 ou pelo e-mail zoonoses.saude@vinhedo.sp.gov.br.No local também são realizados procedimentos gratuitos como vacinação antirrábica, castração, inscrição para castração, recebimento de amostras de animais peçonhentos, recebimento de denúncias, entre outros.
A leishmaniose visceral é uma zoonose causada por um protozoário,Leishmania chagasi, transmitida pelo mosquitoLutzomyia longipalpisconhecido como mosquito palha, birigui. O cão é o principal reservatório da doença em ambiente urbano. A transmissão se dá através da picada de um mosquito infectado pelo protozoário.
A prevenção em cães é feita pelo uso de coleiras repelentes e vacinação. Em humanos é recomendável usar repelentes ao entardecer, evitar os horários e ambientes onde os mosquitos possam ter atividade, usar mosquiteiros de tela fina e proteção nas janelas. No ambiente é importante manter os quintais e canis sempre limpos sem umidade e acúmulo de materiais orgânicos e com iluminação solar.