Das 630 crianças que passaram pela triagem, no final de 2011, 106 apresentaram alterações e foram encaminhadas para tratamento gratuito oferecido na Rede Municipal de Saúde
Para detectar problemas de visão que possam prejudicar o bom desempenho escolar, a Prefeitura, por meio do Programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações em Saúde – iniciou uma nova avaliação oftalmológica com os alunos que frequentam o primeiro ano nas escolas do ensino fundamental I da Rede Municipal de Ensino.
A triagem é feita nas próprias unidades escolares, por pediatras e enfermeiras da Prefeitura com auxílio da professora da sala. O teste é feito pela da escala optométrica. Utilizando a letra ‘E’, os alunos precisam mostrar com as mãos ou verbalizar para que lado o símbolo está direcionado, a seis metros de distância.
Na avaliação é classificada uma nota de zero a 1 para cada olho. O aluno que apresentar valores abaixo de 0,7 será encaminhado para avaliação oftalmológica nas Unidades Básicas de Saúde. A data da consulta será agendada pela Secretaria de Saúde e os pais e responsáveis serão convocados para seguir o dia e horário informados na agenda escolar.
“O objeto desta parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria da Educação é analisar problemas visuais e realizar seu tratamento precoce, uma vez que as patologias oculares interferem diretamente no aprendizado escolar de leitura, escrita e interação social das crianças”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Serão avaliados cerca de 500 estudantes com idade média de 6 anos, das escolas municipais Dom Mathias, Abrahão Aun, Magdalena Lébeis, Maria de Lourdes Von Zuben, Antonia do Canto e Silva Cordeiro e Cláudio Gomes.
Primeira avaliação em 2011
Em novembro de 2011 foi realizada a primeira avaliação junto aos alunos que ingressavam no ensino fundamental. Dos 630 alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental I que passaram pela triagem 106 estudantes apresentaram resultados alterados e foram encaminhados para avaliação oftalmológica. O seguimento periódico da criança é ditado pelo profissional caso a caso.
A avaliação oftalmológica nas escolas está sendo desenvolvida de acordo com orientações do programa nacional ‘Olhar Brasil’ do Ministério da Saúde.
Programa Vidas
O programa é desenvolvido desde 2009 pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, com objetivo de levar acompanhamento médico, odontológico e nutricional aos alunos da Rede Municipal.
Especialidade gratuita na Rede
A Rede Municipal de Saúde de Vinhedo oferece atendimento oftalmológico gratuito à população em dois locais: Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto e Centro Médico do Jardim São Matheus.