A nomeação, como diretora da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, é um passo importante na estruturação do Departamento de Bem Estar Animal, que será efetivado pelo Prefeito Jaime Cruz neste ano
Depois da criação do Conselho do Bem Estar Animal, em 2015, e da sanção em 2017 do Projeto de Lei Complementar 2/2017, que garante, em novo artigo no Código de Postura, que os animais vivam em ambientes adequados, livres de acorrentamento e em condições de segurança e higiene, o prefeito Jaime Cruz, na terça-feira, anunciou Alessandra Fontanesi como diretora na secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, para gerenciar as políticas públicas de Bem Estar Animal em Vinhedo.
“É mais um passo na concretização do nosso planejamento da criação do Departamento do Bem Estar Animal, que vamos efetivar neste ano junto ao projeto de Reestruturação Administrativa a ser encaminhado à Câmara Municipal. Entretanto, a Alessandra vem já para iniciar este trabalho que definimos, em políticas públicas do Bem Estar Animal, na Secretaria de Meio Ambiente, que será o local em que implantaremos o Departamento. É um trabalho importante, em sintonia com as ações que já realizamos em Vinhedo”, comentou o prefeito Jaime Cruz, que esteve acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferraguti, na reunião desta terça-feira.
Alessandra Cristina Fontanesi atua na causa animal há 15 anos, 6 à frente da Ong Sopravi como Presidente. Foi sócia da clínica veterinária popular “Vira Lata” por 3 anos e atuou na campanha de castração, em 2016, com mais de 800 animais castrados a preço popular, em parceria com a clínica Medcão na Capela. Desde 2011, trabalha em feiras de adoção com registro de mais de 900 animais doados e castrados gratuitamente para a população de Vinhedo. Trabalhou, também, na formulação do material inserido na Rede Pública Municipal de Vinhedo, de Bem Estar Animal, da escritora Mariana Penteado. Alessandra cursa Gestão Pública e atua em palestras nas escolas particulares sob o tema Educação e Bem Estar Animal. À frente da Ong Sopravi, também trouxe o aplicativo Crowdpet, inovação tecnológica como instrumento de cadastro e senso de animais, com reconhecimento facial.
“Agradeço ao prefeito Jaime Cruz pelo convite e aceito com esta missão importante e valorosa de políticas públicas sólidas e diferenciadas na área do Bem Estar Animal. Vamos trabalhar em sintonia com as diretrizes estabelecidas em Vinhedo, que se coloca num grupo seleto de cidades inovadoras sobre este tema”, afirmou Alessandra.