Atividade antecede ações da oitava edição da Conferência Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência será em 20 de abril, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi)
Está marcada para 13 de março, a partir das 9 horas, a primeira de duas pré-conferências a serem realizadas em Vinhedo em prol direitos da pessoa com deficiência. A atividade será promovida com o objetivo de antecipar as discussões de ideias e propostas destinadas à melhoria da qualidade de vida deste público na cidade e antecede os trabalhos da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para acontecer em 20 de abril no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), das 8 às 14 horas. Nesta edição, a conferência terá como temática central “Um olhar pela convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios”.
O primeiro encontro será promovido no Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi), instalado na Rua Pascoal Zanetti Trevisan, nº 479, no Jardim Itália. Nesta data serão abordados, com base na temática central estabelecida, assuntos relacionados à educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte e moradia. “Ao propormos o debate conjunto da sociedade civil e do poder público, sobre assuntos importantes e relacionados a este público, chamamos a atenção da sociedade para a necessidade de criação, de aprimoramento e de continuidade de projetos e iniciativas que os beneficiem efetivamente”, comentou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Pedro Rosa.
Já a segunda pré-conferência, marcada para 20 de março, será no Lar Carlos Augusto de Braga (LarCAB), que fica na Rua Paraíba, nº 90, no bairro Vila João XXIII, a partir das 14 horas. Nesta oportunidade serão debatidos os temas saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Todos os encontros serão promovidos pelo Conselho Municipal com o apoio integral da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Debater, de forma conjunta e participativa, propostas e novas ideias que atendam e respeitem os direitos da pessoa com deficiência é, sem dúvida, uma excelente forma de valorizar este público e de respeitar e promover sua qualidade de vida”, afirmou a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Importância das Conferências
Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, as conferências municipais são bastante incentivadas na cidade por serem consideradas espaços democráticos de discussão e de articulação coletiva. “Elas têm como principal característica a reunião de representantes do poder público e da sociedade civil, enfocando o debate de políticas públicas já existentes e de novas, ou seja, fator primordial ao desenvolvimento do município de forma ordenada”, destacou o prefeito.
Nas conferências municipais ainda são levantadas informações e propostas que beneficiam os diferentes públicos. Ainda nelas ocorrem apresentações e discussões de ideias, deliberações e aprovações das propostas sugeridas. Também são eleitos os delegados titulares e suplentes que representarão e levaram os projetos aprovados no âmbito municipal às conferências estaduais e federais.