Começa no dia 4 de fevereiro (sábado), a 51ª Festa da Uva e a 3ª Festa do Vinho de Vinhedo, com uma programação de dez shows noturnos e muitas atrações durante o dia, venda de frutas diversas, vinhos e sucos artesanais, ampla praça de alimentação, artesanato, minishopping, parque de diversões, exposição de frutas premiadas, roteiros turísticos, leilão de frutas, atrações culturais e diversificadas nos dois palcos montados no interior da Festa e apresentações itinerantes.
“O Parque Municipal está pronto para receber a visita dos vinhedenses e dos turistas que visitam a nossa maior festa” afirma o Prefeito, Milton Serafim.
A festa se estende até o dia 19 de fevereiro, com entrada gratuita, inclusive nos shows noturnos. O horário de funcionamento é: sábados e domingos a partir das 10h00 e quintas e sextas-feiras a partir das 18h00.
Entre as festividades da Festa da Uva e do Vinho acontece o tradicional Desfile de Cavaleiros, dia 12 de fevereiro, e o Passeio de Motos, dia 19. Em 2011, esses eventos contaram com 980 cavaleiros de 75 comitivas e mais de 600 motociclistas.
E falando em shows, Amado Batista abre as apresentações noturnas da 51ª Festa da Uva e a 3ª Festa do Vinho de Vinhedo com apresentação no sábado, seguido de Eduardo Costa, no domingo, dia 5. A sequência de shows é a seguinte: dia 9, grupo gospel de David Quinlan 9; dia 10, Jota Quest; dia 11, Alexandre Pires; dia 12, João Carreiro & Capataz; dia 16, show católico com Dunga e Banda Conexa; dia 17, João Bosco & Vinicius; dia 18, Chico Rei e Paraná; e dia 19, Michel Teló, que fecha a festa vinhedense.
Vinhos
Um show de sabores espera os visitantes no espaço interno do Ginásio de Esportes Antonio Elias, no Parque Municipal. Lá estarão à venda os sucos de uva e os vinhos artesanais preparados por 12 famílias vinhedenses – Amatto, Azzolin, Baccetti, Campovilla, Della Bruna, Ferragut, Ferron, Gomes, Ifanger, Oliveira, Soldera e Von Zuben.
Os tipos de vinhos comercializados serão:
Vinhos Comuns, produzidos a partir das variedades Bordô, Isabel, Máximo e Niágara: tinto seco e suave; rosé seco e suave e branco seco e suave.
Vinhos Finos, produzidos a partir das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Ancellota, Syrah, Pinotage, Pinot Noir, Tannat e Moscato: Vinho Tinto Seco; Vinho Rosé Seco; e Vinho Branco Seco. Nesta variedade de vinhos, destacamos o Syrah, principal projeto piloto da Avivi na implantação de vinhos finos no Estado de São Paulo, em Vinhedo.
Vinhos Espumantes, produzidos a partir das variedades Proseco, Chardonnay, Syrah, Cabernet Sauvignon e Niágara: vinho Espumante Branco Seco e Demi-Sec; e Vinho Espumante Rosé Seco e Demi-Sec;
“Os visitantes poderão provar a qualidade dos vinhos vinhedenses, produzidos artesanalmente por famílias que valorizam o cultivo e a produção desses produtos e suco de uva”, afirma o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos.
No ano passado as 12 famílias que estiveram na festa comercializaram 17.700 garrafas, sendo 9.500 de vinho e 8.200 de suco de uva, 47% a mais do que em 2010, quando venderam 12 mil garrafas dos dois produtos.
Muitas opções
Se a opção for por fruta, o visitante encontrará muita variedade na 51ª Festa da Uva e a 3ª Festa do Vinho de Vinhedo. Em 2011 foram vendidas 133.5 mil toneladas de frutas, entre uvas de várias espécies, figo, goiaba e outras frutas, quase 50% a mais do que em 2010 quando as vendas alcançaram 90 toneladas.
Na praça de alimentação o visitante terá à disposição aproximadamente 60 barracas, com alimentos e bebidas dos mais diversos tipos, inclusive o tradicional frango com polenta da comunidade da Igreja São Sebastião. No minishopping serão mais de trinta empresas comercializando vários artigos, como roupas, sapatos e óculos, por exemplo.
Quem quer um artesanato vai ter a chance de adquirir direto dos artesãos vinhedenses, representados pela Associação dos Artesãos de Vinhedo nas 30 barracas de artes montadas no local.
O parque de diversões terá aproximadamente 30 brinquedos.
Turismo
O visitante poderá também optar por passeios de turismo rural no Sítio Morada do Sol, Adega da Família Ferragut e Alambique Andreta. O turista que vier em ônibus de excursão pode utilizar o mesmo veículo para o passeio ou, se preferir, se inscrever na hora na agência de turismo que será montada logo após a entrada, do lado direito. No Ginásio de Esportes a Secretaria de Cultura e Turismo terá um estande com monitores divulgando as informações turísticas da cidade, distribuindo a programação do evento e leques entre outros materiais promocionais.
Estacionamento
A Prefeitura de Vinhedo concedeu à Santa Casa da cidade a permissão de uso das áreas de estacionamento no entorno do Parque Municipal Jayme Ferragut, durante a 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinhedo.
“Essa autorização certamente vai reforçar o caixa da instituição e, consequentemente, benefícios para a população que utiliza os serviços da Santa Casa”, afirma o Prefeito Milton Serafim.
Pela permissão de uso, as áreas que podem ser utilizadas pela Santa Casa de Vinhedo para fins de estacionamento de veículos são as seguintes:
Vários trechos da Av. Tellau Serafim: a) a partir do posto da Guarda Municipal, seguindo pela lateral direita da via, no sentido da Via Anhanguera; b) defronte ao Parque Municipal Jayme Ferragut, seguindo pela lateral direita, no sentido do centro da cidade de Vinhedo; c) Via Marginal do Portal Municipal, seguindo pela lateral direita, no sentido do centro da cidade de Vinhedo; e bolsões de estacionamento localizados no Parque Municipal. Na Estrada da Boiada estão autorizados para estacionamento o Bolsão do Parque Municipal, e pela lateral direita da estrada, no sentido do centro da cidade de Vinhedo. Pela Av. Arnoldo Biagiolli, o estacionamento será permitido em ambos os sentidos da via, sempre na lateral direita, observado o sentido de rodagem da faixa.
Os recursos obtidos pela administração do estacionamento deverão ser aplicados na compra de equipamentos e manutenção do prédio da Santa Casa de Vinhedo. O preço do estacionamento é de R$8,00.
Números da Festa
A 50ª Festa da Uva e a 2ª Festa do Vinho de Vinhedo de 2011 teve a presença de 439.193 pessoas, um crescimento de 22% em comparação com os 360 mil visitantes de 2010. Além de grande público, as festas da uva e do vinho tiveram números respeitáveis na comercialização de frutas e vinho. Foram vendidas 133.5 toneladas de frutas contra 90 toneladas da edição de 2010, um aumento de quase 50%. A venda de vinho também superou a meta de 15% prevista inicialmente e atingiu um crescimento de 47%. Foram vendidas este ano 9.500 garrafas de vinho e 8.200 garrafas de suco de uva, totalizando 17.700 garrafas, contra 12 mil garrafas em 2010.
A Festa recebeu também quase 300 ônibus com aproximadamente 9.549 turistas, sendo 3.571 do interior de São Paulo, 4.571 da capital e 1.407 de outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
Serviço
51ª Festa da Uva e a 3ª Festa do Vinho de Vinhedo
4 a 19 de fevereiro no Parque Municipal Jayme Ferragut
Horário: sábados e domingos a partir da 10h00; quintas e sextas-feiras, a partir das 18h00
Entrada: gratuita, inclusive nos shows noturnos
Estacionamento credenciado: R$8,00
Mais informações no site: www.festadauva.com.br