Três homens haviam assaltado um posto de gasolina em Louveira; monitoramento com câmeras permitiu saber com rapidez o trajeto seguido pelos criminosos, que estão agora detidos em Campinas
Por volta das 14 horas desta quarta-feira, dia 25, o novo sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, que tem sua central de controle no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM), na sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social, mais uma vez mostrou a sua eficiência e auxiliou na resolução de mais uma ação criminosa. Desta vez, a ferramenta – que utiliza inteligência artificial e consegue reconhecer as características de veículos considerados suspeitos e com histórico de envolvimento em práticas delituosas, que passam em pontos nos quais haja câmeras ligadas ao sistema – conseguiu identificar a entrada de um veículo suspeito pela Estrada da Boiada, no trecho que liga Louveira a Vinhedo.
O veículo identificado pelo novo sistema de monitoramento havia sido utilizado em um roubo a um posto de gasolina em Louveira. Após a ocorrência, a Guarda Municipal da cidade vizinha informou à corporação de segurança de Vinhedo os dados do carro usado no crime. Inserindo as informações constantes na listagem de veículos suspeitos, o sistema identificou a entrada do carro pela Estrada da Boiada e imediatamente foram acionadas as equipes de patrulhamento mais próximas no local para verificação.
Os três homens ainda tentaram evadir pela Avenida Apparecida Tellau Seraphim, na qual o sistema novamente apontou o trajeto de fuga dos criminosos. “A perseguição contou com o apoio da Polícia Militar [PM] e das guardas dos municípios vizinhos, uma vez que os homens tentaram fugir pela Rodovia Miguel Melhado Campos, sentido Campinas, na qual abandonaram o veículo que utilizavam e roubaram um outro. Contudo, o grupo se envolveu em um acidente nas proximidades do Jardim São Domingos, no qual foram abordados e presos pela equipe da Guarda Civil Municipal de Vinhedo. Encaminhados ao 1º Distrito Policial de Campinas, foram autuados em flagrante e se encontram agora à disposição da justiça”, explicou o comandante da Guarda, Osmir Cruz.
Um dos presos sofreu ferimentos e está internado em um hospital em Campinas, sob escolta da PM. O novo sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo contempla, atualmente, câmeras instaladas em treze pontos de entrada e saída do município. Os equipamentos permitem registrar os dados dos veículos que entram e saem da cidade em um banco de dados, no qual os operadores do CICOM podem registrar em uma lista específica os indicados como suspeitos. Com isso, é possível fazer o monitoramento dos previamente cadastrados com alguma irregularidade de interesse policial e analisar informações que podem contribuir para a identificação de veículos e pessoas envolvidas em práticas criminosas.
Como funciona
Com as imagens registradas pelas câmeras, o sistema é capaz de efetuar a leitura e identificar os veículos a partir de suas características, tais como número de placa, existência de adesivo, etc. Caso algum veículo, classificado dentro da listagem especial, passe em algum dos pontos nos quais haja uma câmera interligada ao sistema, imediatamente um alarme é acionado no CICOM, que já aciona as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência.