Equipes atuarão em conjunto; intensificação das ações nos eventos não afetará trabalho de patrulhamento na cidade
Representantes das forças de segurança que atuam na cidade se reuniram na manhã de quarta-feira, dia 25, para ajustar os últimos detalhes do esquema especial de segurança organizado à 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho, que acontecerão de 4 a 19 de fevereiro no Parque Municipal Jayme Ferragut. No encontro estiveram presentes o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz, o diretor municipal de segurança, Miguel Xavier da Paz, o comandante da 4ª companhia do 35º batalhão de Polícia Militar do Interior (PM), capitão Luodenir Gonzaga Bueno, o comandante do primeiro pelotão da PM em Vinhedo, 1º Tenente Fábio Azevedo, um representante da Polícia Civil, o investigador Godoy, além de membros da Secretaria de Cultura e Turismo e da equipe de segurança privada e organização que estará no recinto nos dias de evento.
Durante a reunião, promovida na sede Secretaria de Cultura e Turismo, no Memorial do Imigrante, o grupo definiu os últimos detalhes para o planejamento operacional e as estratégias de segurança que serão adotadas no decorrer das festividades, que visam proporcionar tranquilidade e bem-estar aos visitantes. Dentro do esquema especial de segurança, o efetivo da Guarda Civil Municipal realizará o patrulhamento preventivo, a pé e com o uso de motocicletas, no Parque Municipal Jayme Ferragut, enquanto que a PM focará suas atividades na área externa. Para realização do trabalho, a PM contará com o reforço do efetivo vindo de outros municípios da região, a fim de intensificar as ações de polícia preventiva.
No recinto da festa a Guarda Civil Municipal terá um posto de atendimento aos visitantes, que poderão contar com o apoio e ajuda necessária no momento em que precisarem. Os 30 novos guardas civis municipais, que iniciaram suas atividades de qualificação em 16 de fevereiro, também estarão nos eventos acompanhando as atividades junto aos demais membros do grupo. Além dos efetivos das corporações de segurança da Guarda e PM, também haverá aproximadamente 80 seguranças privados que, entre outras funções, cuidarão do controle de acesso ao parque. Todos os visitantes passarão por detector de metal antes de entrarem no recinto.
Para as ações de patrulhamento dentro do parque, os guardas civis municipais terão, neste ano, o spray de gengibre, produto que ajuda a efetuar o controle de possíveis tumultos e tem ação menos agressiva que o de pimenta. O novo produto já foi testado e somará aos outros equipamentos não letais já utilizados pelo grupo: o jato de gengibre e o spray de pimenta. “Cada um deles pode ser empregado de acordo com o grau de risco e as circunstâncias da ação, em perfeita sintonia com a doutrina de emprego gradual e progressivo da força. O novospray de gengibre, por exemplo, provoca ardência dos olhos e irritação das vias respiratórias, causando desconforto nos envolvidos na ocorrência. Com seu uso é possível diminuir a resistência e capacidade de reação dos agressores, o que ajuda na imobilização e na dispersão de um número maior de pessoas envolvidas”, explicou Osmir Cruz.
Patrulhamento na cidade
Apesar do esquema especial de segurança estabelecido às festas da uva e do vinho, os trabalhos das forças de segurança que atuam no município permanecerão inalterados. Desta forma, não haverá interferência ou mudança nas atividades de patrulhamento preventivo e o atendimento das solicitações continuará normalmente em todos os bairros. A população pode, sempre que preciso, entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 e com a PM pelo número 190.