Quarenta e dois atletas que integram a equipe de pedestrianismo da Secretaria de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Vinhedo, participaram em 31 de dezembro de 2011 da 87ª edição da maior prova de corrida de rua do Brasil, a São Silvestre. A largada aconteceu na Avenida Paulista e o término do trajeto de prova foi no Parque do Ibirapuera. Realizado em São Paulo, o evento esportivo – que é um dos mais famosos do País – contou com a participação de mais de 25 mil atletas inscritos, contemplando corredores de todos os estados brasileiros e, ainda, de outros países. Conquistaram o primeiro lugar na competição o atleta etíope Tariku Bekele, na categoria masculina, e a atleta queniana Priscah Jeptoo, na categoria feminina.
Segundo o técnico da equipe de pedestrianismo, professor Leandro Martins Duarte, a delegação de Vinhedo percorreu com garra e determinação os 15 quilômetros de prova sob forte chuva. Apesar do trajeto apresentar total de percurso inferior à metade de uma maratona, tem quase todas as dificuldades da maratona de percurso oficial em decorrência da estrutura geográfica feita de subidas e descidas dentro da cidade de São Paulo. “Dentre os famosos ou anônimos que participaram do evento, nossos corredores realmente vestiram a camisa de Vinhedo e nos orgulharam dando o melhor de si”, enfatizou o professor.
Em relação à participação do grupo de Vinhedo na prova, o prefeito Milton Serafim também fez questão de parabenizar todos os integrantes da delegação. “Mais uma vez estas atletas representaram muito bem a nossa cidade e demonstraram, com muita qualidade, o seu alto nível de competitividade”, afirmou. Já o secretário da pasta, Gustavo Zampieri, ressaltou que o grupo tem obtido excelentes resultados em todas as competições que participa e tem conquistado a admiração de atletas de outras cidades da região e de outras equipes que participam das provas.
Na competição promovida em São Paulo, o primeiro vinhedense a cruzar a linha de chegada foi o atleta Josimar Aparecido Ribeiro, que obteve o tempo de 57 minutos e 55 segundos. Entre as mulheres a atleta Leonice Aparecida Scappa Cazar foi a que conquistou a melhor colocação na delegação vinhedense, apresentando o tempo de prova de uma hora e 24 minutos. Ainda de acordo com o técnico da equipe municipal, a melhor classificação por faixa etária foi obtida pelo corredor Pedro Geraldo Poletto, que ficou com a 15ª posição e tempo de uma hora um minuto e 28 segundos. “A competição marcou o encerramento de um ano muito positivo para nós, pois conseguimos dar continuidade ao trabalho dos anos anteriores com uma equipe que cresce a cada temporada, tanto em número de participantes quanto em resultados classificatórios nas corridas”, disse o professor Leandro.
Representando o município, participaram da 87ª edição da São Silvestres os atletas Adilson Alexandre de Araújo, Agenor Braga de Souza, Alexandre Luis Poletto, Amarantina Costa da Silva, Alessandra de Paula Macedo, Anderson Cardoso Borborema, Antônio Júlio Cezar, Antônio Donizete Lopes, Anésio Ananias de Oliveira, Aparecido Barbosa de Lima, Asterico Dias Ribeiro, Cláudio Roberto da Silva, Cristiane Ruggieri Barroso, Danilo Augusto da Villa Luis, Edson Aparecido Fernandes, Eliseu Monteiro da Rocha, Elisa Mieko Nitta, Fábio de Oliveira Mella, Francisco Leite da Silva, Jair Gemi, João Pasti, João Pedro Moleta, Joaquim Costa, José Aparecido Pacífico, José Carlos dos Santos, José Audim Pimentel da Silva, Josimar Aparecido Ribeiro, Lael Romanini Pimentel, Leandro Martins Duarte, Leonice Aparecida Scappa Cezar, Lindomar Aguiar dos Santos, Lourenço Antonio dos Santos, Marco Camilo Nardi, Maria Elisa Cegato Barbosa, Milton Humberto Turchetti Crepaldi Júnior, Narcizo Alves de Oliveira, Paulo Sérgio da Silva, Pedro Geraldo Poletto, Roberto de Oliveira Silva, Romildo Rodrigues da Cruz, Ronan Oliveira Ribeiro e Thiago Segatto de Lima.
Como participar da equipe
Qualquer pessoa residente no município pode participar da equipe de pedestrianismo da Secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo. Para tanto, o professor e técnico Leandro explicou que basta que o interessado não tenha problemas de saúde e esteja disposto a participar dos treinamentos, que devem reiniciar em 6 de fevereiro em data, horário e local a serem divulgados em breve pela pasta. Para participar da equipe também é obrigatória a apresentação de um atestado médico, expedido por cardiologista, que comprove que o interessado esteja apto à realização da atividade e dos treinamentos; e o fornecimento de uma foto ¾ e de fotocópias do RG e do comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3846-7155.