Planejamento da ação foi discutido durante encontro do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança, criado em 2017 pelo prefeito Jaime Cruz
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Guarda Civil Municipal, órgão da Secretaria de Transportes e Defesa Social, em conjunto com as demais forças policiais da cidade – polícias Civil e Militar –, montou um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes durante o mês do Natal, principalmente em pontos comerciais do município e imediações.
“O planejamento desse trabalho, pensado para garantir a tranquilidade neste mês de compras natalinas, quando a circulação nas áreas comerciais aumenta consideravelmente, foi discutido durante encontro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Segurança durante encontro no final de novembro. O GGI congrega todas as autoridades relacionadas com a segurança do município”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que criou o órgão no início de 2017, na data da posse.
Dentro desse trabalho, na sexta-feira, 7, uma equipe do Garra, da Polícia Civil, que também apoia a operação, esteve na cidade. A equipe foi recepcionada pelo prefeito Jaime Cruz. Também participaram do encontro o secretário de Transportes e Defesa Social, designado para assumir a pasta de Segurança e Cidadania, assim que estiver estruturada, Osmir Cruz; os secretários municipais de Administração, Adriano Corazzari; da Fazenda, Jorge Torrezin; de Serviços, Márcio Melle; a delegada titular de Polícia de Vinhedo, Luciana Botteri; e a delegada da Mulher de Vinhedo (DDM), Bruna Fernandes Medeiros Romeiro.
A Operação Natal inclui a intensificação do patrulhamento através de motocicletas nas áreas comerciais da cidade, principalmente nos horários de maior movimento, incluindo o período noturno; a realização de bloqueios em diferentes pontos da cidade em períodos que antecedem os horários de pico do comércio, com abordagens estratégicas; reorientação para um aumento na ostensividade de abordagens a pessoas suspeitas, principalmente nos pontos comerciais e imediações, em locais como áreas comerciais da Capela, Rua São Paulo (Nova Vinhedo), Avenida Imigrantes (Portal) e em toda a região central da cidade; viaturas posicionadas em pontos estratégicos também relacionados aos pontos comerciais; e ainda patrulhamento à pé nesses setores por guardas municipais e policiais militares, com apoio também da Polícia Civil.