Suspeitos tentaram fugir pela Rodovia dos Andradas, na sexta-feira (11), e foram interceptados próximo ao Centro de Valinhos logo após terem sua saída identificada pela ferramenta de segurança de Vinhedo
O novo sistema de monitoramento adotado pela Prefeitura de Vinhedo no primeiro semestre de 2011 ajudou a solucionar mais uma ocorrência. Desta vez, a ferramenta em funcionamento no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) – alocado na sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo – possibilitou identificar na tarde de sexta-feira, dia 11, a tentativa de fuga de dois suspeitos por emissão de notas falsas e furto pela Rodovia dos Andradas, considerada um dos principais acessos entre Valinhos e Vinhedo.
A captura dos suspeitos só foi possível após uma das vítimas dos golpistas informar à corporação de segurança municipal de Louveira as características do veículo utilizado para a prática dos crimes. Assim que obteve as informações, a Guarda da cidade vizinha já avisou a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, que incluiu os dados do carro utilizado pelos dois homens na listagem de veículos suspeitos do novo sistema de monitoramento. “Em posse das informações, conseguimos buscar e identificar a saída do veículo para Valinhos e imediatamente acionamos a ajuda da Guarda Municipal e da Polícia Militar da cidade para verificação da ocorrência”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal, Osmir Cruz.
Os dois homens eram procurados por passarem notas faltas em Valinhos, Vinhedo e Louveira e por realizarem furtos nestas três cidades. Na sexta-feira, dia 11, haviam passado uma nota falsa em um estabelecimento comercial no bairro Nova Vinhedo e na quinta-feira, dia 10, haviam procedido da mesma forma em outro comércio alocado no bairro Portal. Ainda na quinta-feira, a dupla havia furtado um celular em uma loja da Rua Monteiro de Barros, no Centro.
Com os dois homens, presos em flagrante pela Guarda Municipal de Valinhos após serem identificados pelo sistema de monitoramento de Vinhedo, foram apreendidas notas falsas e verdadeiras, estas últimas recebidas como troco das vítimas de seus golpes; e também produtos de furto de vítimas de Louveira e Vinhedo. Assim que interceptada, a dupla foi conduzida à Delegacia da Polícia Civil de Valinhos e foi autuada em flagrante por emissão de notas falsas e furto.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o sucesso na resolução de mais uma ocorrência por meio do novo sistema de monitoramento reforça a efetividade deste investimento do executivo e sua contribuição à realização de ações pontuais e preventivas na cidade. “De forma bastante eficaz, este sistema tem colaborado à resolução de ocorrências por permitir conhecer o perfil de movimentação na malha viária municipal. Isso possibilita, por exemplo, que façamos a abordagem imediata de veículos identificados como suspeitos nas vias da cidade, contribuindo significativamente ao trabalho realizado pelas equipes de segurança que atuam em Vinhedo e potencializando, ainda, a análise e execução de ações preventivas”, comentou.
O novo sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo contempla, atualmente, 24 câmeras instaladas em nove pontos de entrada e saída do município, que ajudam a armazenar todos os dados dos veículos que entram e saem de Vinhedo e a identificar possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas. Para tanto, o sistema é fomentado por um banco de dados, no qual os operadores podem registrar em uma lista específica os veículos indicados como suspeitos. Caso algum veículo, classificado dentro da listagem especial, passe em algum dos pontos nos quais haja uma câmera interligada ao sistema, imediatamente um alarme é acionado no CICOM, que já aciona as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência.
Ajuda da população
A população tem fundamental importância na prevenção de práticas criminosas e pode ajudar consideravelmente no combate da criminalidade. “A interação ativa da população com as forças de segurança só têm a somar no combate dos crimes. Na ocorrência de sexta-feira, por exemplo, a contribuição do cidadão de Louveira, que informou o número do emplacamento do veículo usado para fuga, foi fundamental à mobilização das Guardas Municipais e da Polícia Militar das três cidades, que a partir da troca de informações conseguiram interceptar rapidamente os suspeitos e impedir que os dois homens prosseguissem com suas práticas delituosas”, destacou o secretário de Transportes e Segurança de Vinhedo, Toninho Falsarella.
Dentro de seu papel cidadão, os moradores podem passar informações – que incluem desde veículos e pessoas em atitudes suspeitas perto de sua residência ou trabalho até situações que interfiram negativamente no bem-estar social – às forças de segurança que atuam em Vinhedo. “Para nós é um prazer e dever contribuir à segurança da sociedade e, para tanto, estamos sempre à disposição por meio do telefone 153 ou nos pontos de parada de nossas viaturas, em diversos locais de Vinhedo. Outro telefone que pode ser utilizado pelos munícipes sempre que necessário é o número 190, da Polícia Militar. Denúncias anônimas também podem ser feita pelo telefone 181”, enfatizou o comandante da Guarda Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz.