Programas que reforçam a importância do hábito de ler abrangem alunos da educação infantil ao ensino fundamental II
Reconhecendo a importância que a leitura tem no desenvolvimento de diferentes habilidades de interpretação e no melhor aproveitamento do processo de aprendizagem, a Prefeitura de Vinhedo realiza junto aos mais de dez mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino diversas atividades que objetivam aprimorar este hábito. Da educação infantil ao ensino fundamental II, não faltam oportunidades para que os estudantes possam aumentar seu contato com a literatura e, consequentemente, aperfeiçoar sua capacidade de escrita.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, além de ser parte fundamental no processo educacional e de alfabetização, o contato frequente com a leitura ajuda a aumentar o conhecimento geral e o vocabulário dos estudantes, contribuindo, ainda, à sua formação cultural e profissional. “Quando o aluno é incentivado a ler, ele aprende melhor e adquire mais cultura, tornando-se mais preparado ao estudo e ao trabalho. Por isso, priorizamos na Rede Municipal de Ensino práticas escolares qualificadas e que reforcem este importante hábito, que norteará praticamente todas as atividades que este educando terá ao longo de sua existência. Além disso, a leitura também ajuda no desenvolvimento do senso crítico e no aperfeiçoando da capacidade de comunicação dos estudantes”, afirmou.
Reforçando a importância do estímulo a este hábito, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, complementa que ao incentivar o contato com as histórias literárias nas unidades escolares municipais – antes mesmo da idade em que se inicia o processo de alfabetização junto aos alunos – a Prefeitura de Vinhedo também proporciona aos seus estudantes o exercício da criatividade, de maneira envolvente e divertida. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Vinhedo, por exemplo, os educandos passam a ter seus primeiros contatos com a leitura com histórias contadas pelos educadores e auxiliares de educação infantil, sendo que para a realização deste tipo de atividade são utilizados livros e materiais indicados a cada faixa etária, com temas e linguagens adequados e atraentes às crianças. “Já habituamos nossos alunos com a leitura desde a infância de forma interessante, lúdica e prazerosa. Fazemos isso porque acreditamos que este contato é uma valiosa forma de contribuir ao seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional, e permitirá que, no futuro, estes educandos saibam aproveitar melhor qualquer informação que receberem, buscando sempre o aperfeiçoamento contínuo de seu conhecimento”, disse o vice-prefeito e secretário da pasta.
Para auxiliar no trabalho de incentivo à leitura ainda nos primeiros anos escolares, os estudantes dos CEIs de Vinhedo contam com a realização do programa “Entre na Roda”, promovido na cidade entre uma parceria firmada em 2011 pela Prefeitura e a Fundação Volkswagen, idealizadora do projeto. A iniciativa tem entre seus principais objetivos estimular a leitura e ampliar o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre os alunos, oferecendo apoio às atividades promovidas pelos educadores que ajudam a realizar o atendimento de mais de 2,3 mil alunos da educação infantil. Este mesmo programa também é desenvolvido atualmente na Escola Municipal (EM) Dom Mathias, na forma de projeto-piloto, e engloba práticas adequadas aos educandos do 1º ao 5º ano. A expectativa da Secretaria da Educação é estender esta ação a todas as unidades escolares de ensino fundamental I ainda no próximo ano.
No ensino fundamental I, o estímulo à leitura também é feito com a ajuda de outro programa, o “Ler e Escrever”. Desenvolvido por meio de convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa é direcionada para os mais de 3,7 mil alunos das unidades escolares municipais que atendem do 1º ao 5º ano e tem como principal intuito ampliar a leitura e escrita destes estudantes, colaborando à formação e ao aperfeiçoamento da capacidade de interpretação e de leitura para formação de leitores e escritores competentes. “Dentro das atividades do ‘Ler e Escrever’, empregamos, por exemplo, a leitura no entendimento de problemas lógicos e matemáticos, para que os estudantes se habituem e percebam que este importante hábito é fundamental em qualquer atividade desempenhada”, explicou o vice-prefeito e secretário da pasta.
Ainda na Rede Municipal de Ensino, os aproximadamente 3,1 mil educandos do 6º ao 9º ano contam com o programa “São Paulo faz Escola”. Oferecido também por meio de parceria firmada com o governo estadual, o projeto visa complementar e enriquecer o trabalho já desenvolvido pelos professores dentro da sala de aula e prevê o estímulo à leitura e à interpretação nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.