Realizada de 21 a 24 de setembro, a 18ª edição da Semana do Idoso contou com várias atividades que reforçaram e valorizaram em Vinhedo a importância das pessoas com mais de 60 anos à sociedade. Além da abertura oficial da realização, promovida no dia 21 na sede do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos – Grupo Bem Viver e que contou com a presença do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim; integrantes deste mesmo grupo realizaram no dia 22, na Praça Sant’Anna, a tradicional Feira de Variedades da Terceira Idade e apresentações artísticas, encantando todos os munícipes que circulavam pela região Central nesta data.
Debates também integraram a Semana, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social. No dia 23, o anfiteatro do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, no Jardim São Matheus, recebeu diversos profissionais atuantes junto ao público idoso, incluindo os do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e familiares desta importante parcela da população. Nesta atividade, os presentes puderam abordar um tema muito importante à área: a violência contra a pessoa idosa. A atividade foi ministrada pela assistente social Denise Aparecida Francisco e pela Dra. Saeko Suzuke, médica da equipe da Secretaria de Saúde. “Esta atividade foi muito válida, pois destacou a violência contra a pessoa idosa como um problema universal e, acima de tudo, uma grande violação dos direitos humanos. O debate também foi muito positivo por ter ajudado os participantes a entenderam mais sobre as situações e fatores de risco, o perfil da vítima e do agressor e a tipologia da violência contra o idoso”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Segundo a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, o debate também ajudou a reforçar entre os presentes que, em Vinhedo, o CREAS pode ajudar neste tipo de atendimento à pessoa idosa, uma vez que é uma unidade de gestão pública que oferece serviços especializados e continuados às famílias e pessoas que se encontram em situações de ameaça. “No CREAS, os cidadãos podem contar com uma equipe multidisciplinar capacitada, composta por assistentes sociais e psicólogas, contando ainda com respaldo e orientação jurídica, além de acolhimento institucional quando necessário”, explicou.
Já a última atividade da 18ª edição da Semana do Idoso, que marcou o encerramento da realização, foi promovida no sábado, dia 24, na sede do Grupo Bem Viver. Neste dia, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vinhedo realizaram orientação jurídica individual ao idoso, objetivando proporcionar proteção e auxílio para eventuais denúncias de maus tratos. “Este trabalho foi uma forma de aproximação da população com a OAB, que muito prontamente atendeu os cidadãos vinhedenses e forneceu informações essenciais ao idoso, encaminhando-os à assistência judiciária gratuita nos casos necessários”, comentou Claudineia.