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SET
27
27 SET 2011
Vinhedo caminha à gestão plena dos serviços prestados na área de Assistência Social
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Cidade soma resultados positivos no número de postos de atendimento por total de habitantes; município está entre os 13 da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que contam com CREAS

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem investido fortemente no setor socioassistencial municipal e, com isso, tem conquistado excelentes resultados na área, caminhando atualmente à conquista do nível de habilitação de atendimento pleno. Para atingir este novo patamar em relação aos serviços públicos prestados no município, a Prefeitura tem priorizado a melhora e a disponibilização de mais ações que colaborem cada vez mais à qualidade de vida da população.

Das iniciativas em andamento – e que ganham destaque entre as atividades consideradas de proteção social básica – estão os programas de atenção integral às famílias, de inclusão produtiva, de enfrentamento à pobreza, os espaços socioeducativos voltados ao público infanto-juvenil e os centros de convivência destinados ao atendimento de idosos. Neste último item, inclui-se a construção de um prédio para o projeto “Quero Vida”, no Jardim São Matheus, que atenderá pessoas com mais de 60 anos e em situação de risco, prestando atendimento integral nos períodos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. “Os serviços de atendimento socioassistencial básico podem ser encontrados nos Centros de Referência de Assistência Social [CRAS] dos bairros Capela e Nova Vinhedo e também no posto de Serviço de Atendimento às Famílias [SAF], em operação na região Central. Nestes locais, a população conta com atendimentos de qualidade prestados por uma equipe multidisciplinar, que faz o encaminhamento necessário ao munícipe e oferece, sempre que preciso, escuta, acolhimento e atividades que se adequam e atendem às necessidades que apresentam”, afirmou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.

Além dos serviços de assistência básica, em Vinhedo há também atendimento especializado e continuado aos casos considerados de média e alta complexidade, prestados por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), alocado na região Central. Nele, pessoas em situação de ameaça ou de violação de direitos – dentre eles violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou em cumprimento de medicas socioeducativas em meio aberto – encontram proteção social imediata e que objetivam manter a integridade física, mental e social do assistido. “Com a ajuda do CREAS oferecemos orientações e apoios especializados e continuados, direcionando o foco das ações à família para potencializar e fortalecer sua função de proteção e de desenvolvimento social”, disse a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.

A secretária da pasta também ressaltou que, em Vinhedo, as atividades socioassistenciais enfocam, além do atendimento às necessidades apresentadas, o fortalecimento de vínculos dos assistidos, sobretudo os familiares e comunitários. “Entendemos que ao proporcionar a formação, a recuperação ou a solidificação dos valores cidadãos, torna-se bem mais efetiva a promoção de atividades que beneficiam estas pessoas. Esta premissa, inclusive, tem nos ajudado a alcançar um nível cada vez melhor no atendimento prestado aos que procuram os serviços socioassistenciais na cidade”, comentou.

Atendimentos nos CRAS, SAF e CREAS

Em relação ao número de CRAS disponíveis – e no qual também se encaixa o SAF, em operação na região Central – Vinhedo está entre as cidades com melhor índice de postos disponíveis por número de habitantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Enquanto que o município disponibiliza um centro a cada aproximadamente 21,2 mil habitantes, em outras cidades da RMC – tais como Campinas e Americana, que apresentam população total de cerca de 1 milhão e 210,6 mil habitantes, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a proporção é inferior, sendo que a média nestes municípios é de um posto a cada aproximadamente 98,19 mil e 52,65 mil habitantes, respectivamente, pois contam com 11 e quatro unidades do CRAS disponíveis.

Se o número de Centros de Referência em Vinhedo é positivo, a cidade também confirma seu bom desempenho no setor socioassistencial quando o assunto é a disponibilização de serviços especializados, por meio do CREAS. “Vinhedo está entre as 13 cidades da RMC que oferecem aos seus moradores uma unidade do CREAS, prestando atendimento e acompanhamento especializado e continuado de média e alta complexidade. Vale salientar que há várias cidades com população bem superior à nossa na RMC que não contam com um posto destinado a este trabalho. Por isso, o Centro pode ser considerado uma grande conquista dos munícipes”, ressaltou o prefeito.

Somente no primeiro semestre deste ano, as unidades do CRAS e o SAF atenderam juntas aproximadamente 2,8 mil pessoas, em ações que englobam desde o atendimento individual e orientações até as visitas domiciliares, realização de grupos socioeducativos, encaminhamento a serviços específicos, entre muitos outros trabalhos. Neste período, 352 novas famílias foram referenciadas nos serviços por procura espontânea ou encaminhamento de outras secretarias municipais. “Os serviços se tornaram referência de orientação à população. Só com os atendimentos de recepção, por exemplo, os CRAS e SAF tiveram mais de 3,2 mil procuras no primeiro semestre. Se somarmos este índice ao número de atendimentos efetivados pelos profissionais, em média, o fluxo foi de 25 pessoas atendidas por dia útil em cada um dos serviços de janeiro a junho. Já no CREAS, em agosto, foram contabilizados 156 atendimentos”, explicou a secretária da pasta.

Selando parcerias e outras iniciativas

Segundo o prefeito Milton Serafim, além dos atendimentos prestados por meio das unidades do SAF, CRAS e CREAS e suas inúmeras iniciativas, outro projeto municipal que ajuda a cidade a conquistar o nível de habilitação de atendimento pleno é o “Selando parcerias”. “Criamos este programa em 2009 com o objetivo de proporcionar a ampliação dos serviços socioassistenciais ofertados na cidade, oferecendo inclusive atendimento específico à população de rua, iniciativa considerada pioneira na RMC. Para tanto, realizamos o repasse de verba às entidades assistenciais parceiras e que prestam diferentes tipos de serviços no município, sendo que estas devem prestar contas anualmente em relação aos projetos que executa com o a ajuda da Prefeitura. Em 2011, repassamos mais R$ 4 milhões dentro do projeto”, disse o prefeito.

Outro fator que tem contribuído nos trabalhos que visam conquistar o atendimento pleno na cidade, de acordo com o prefeito, é o incentivo à participação dos usuários nas decisões de políticas públicas, seja por meio da participação nas conferências municipais ou dentro dos Conselhos Municipais. “Em parceria com os conselhos municipais, ampliamos o campo de discussão e de trabalho no setor socioassistencial com a colaboração dos cidadãos, contemplando a participação ativa de usuários ou não dos serviços na cidade”, disse Milton Serafim.

O projeto Soluções Integradas Municipais (SIM) Vinhedo Digital – que transformará o município em uma Cidade Digital – também integra as iniciativas de sucesso e que ajudarão Vinhedo a conquistar o nível de habilitação de atendimento pleno. O projeto, que tornará os atendimentos mais ágeis e efetivos à população por meio da implementação de ferramentas digitais, contempla a utilização de um prontuário único ao cidadão, que passará a ser usado e consultado em todas as unidades de atendimento do setor socioassistencial. “A iniciativa já está em funcionamento na cidade, na forma de teste, e nos possibilita unificar as informações de todos os atendimentos realizados, inclusive os que já estavam arquivados, beneficiando cada vez mais os assistidos na área assistencial municipal”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

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