A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu nesta terça-feira, 20, Dia da Consciência Negra, eventos em escolas municipais para marcar a data. As apresentações ocorreram na E.M. Franco Montoro, no Bairro da Capela, e na E.M. Jair Mendes de Barros, no Jardim Três Irmãos.
“É uma data que deve ser lembrada sempre. Os povos de origem afro e sua cultura sempre participaram de forma efetiva na construção da nossa cidade e merecem todo nosso respeito. Oportunidade não só para lembrarmos que eles foram vítimas de grande injustiça no passado, mas também para reforçarmos nosso repúdio ao racismo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Durante os eventos, houve uma homenagem para a família de Dona Aurora Bueno Sudário. Foi entregue um certificado de honra ao mérito por manterem a tradição do Samba de Roda. Fátima Aparecida Jesus da Silva, descendente de Dona Aurora, contou um pouco da sua história e da história do samba de roda.
Houve apresentações do Samba de Roda de Dona Aurora, Patrimônio Imaterial de Vinhedo. O grande cartunista que mora em Vinhedo, Oziel Ferreira, e um Mestre em Balé Cubano contaram suas histórias e falaram sobre racismo e superação. O movimento Afro da Capela fez uma apresentação cênica sobre o tema e a finalização foi com uma aula de musicalização afro com o arte educador Jorge Cirillo.
Toda a programação seria realizada na Praça Sant’Anna, no Centro, porém, por conta das condições climáticas, foi transferida para as escolas.