A Prefeitura de Vinhedo, em parceria com a Abraz – Associação Brasileira de Alzheimer – promove neste sábado, dia 24, uma atividade para conscientizar a população sobre a Doença de Alzheimer.
A ação será realizada na Praça Sant´Anna, das 10h às 12h. Atores abordarão pessoas na região Central para que consigam vivenciar uma situação comum do dia a dia dos pacientes. “A ação será importante para as pessoas entenderem a sensação de ter a perda de memória. O sintoma primário mais comum da doença de Alzheimer é a perda de memória. Muitas vezes, os primeiros sintomas são confundidos com o problema de idade ou estresse. As áreas mais afetadas são as associadas a memória, aprendizagem e coordenação motora”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para infarto, derrame e câncer.
A causa do Alzheimer é desconhecida. É uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás e esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano do paciente e afeta a capacidade de aprendizado, de atenção, de orientação, de compreensão e de linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
Mesmo com uma aparência saudável, os portadores do Mal de Alzheimer precisam de assistência ao longo do dia.
Diagnosticar alguém com o Mal de Alzheimer não é tarefa fácil, segundo a secretária de Saúde. “Muitas vezes, seus sintomas mais comuns, como a perda da memória e distúrbios de comportamento, são associados ao envelhecimento. A família do idoso imagina que se trata apenas de um problema conseqüente da idade avançada e não procura a ajuda de um especialista. É importante o acompanhamento médico para que se identifique corretamente a existência ou não do Alzheimer”, esclareceu a secretária.
Serviço: Alzheimer – Ação desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Abraz
Data: 24 de setembro
Horário: 10h às 12h
Local: Praça Sant´Anna