Solenidade foi promovida no Ginásio Municipal Antônio Elias, no Parque Municipal Jayme Ferragut
Aproximadamente 560 jovens, dispensados do serviço militar em Vinhedo, estiveram no Ginásio Municipal Antônio Elias nesta sexta-feira, dia 16, para participar da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional. Representando o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, destacou aos presentes a importância da solenidade e reforçou que a realização é uma forma de celebrar o compromisso dos jovens com o Brasil, sobretudo no cumprimento de seu papel de brasileiro e de cidadão. “É um motivo de imenso orgulho para a nossa cidade vê-los hoje aqui, nesta cerimônia que respeita e enaltece a nossa Pátria”, comentou.
Presente no evento, o comandante da Escola de Cadetes de Campinas, major Marcelo Ryu, também falou aos jovens e enfatizou que a Pátria é um bem comum aos brasileiros e que todos devem lutar pela Nação, porém isso não fica restrito apenas dentro do ambiente do colégio militar. “Isso pode ser feito com muita honestidade em todos os outros trabalhos que vocês terão ao longo da vida. Por isso, aproveitem as boas oportunidades e sigam os bons exemplos sempre”, disse.
Ainda na cerimônia houve a participação da Guarda Bandeira de Vinhedo, que realizou em solenidade cívico-militar a escolta do símbolo máximo da Pátria. Logo após o término do evento, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como carteira de reservista.
Também participaram da cerimônia os secretários municipais Gustavo Zampieri (Esportes e Lazer), José Luis Bernegossi (Governo) e Arthur Biancalana (Serviços Municipais); o subcomandante Paulo, representando a Guarda Civil Municipal, e os vereadores Adriano Corazzari, Carlinhos Paffaro e Donizete Lopes. Além do major, outros representantes do Exército Brasileiro também estiveram na solenidade, incluindo o tenente Trino, representando o comandante do 28º Batalhão de Infantaria Leve; o capitão Oliveira, ex-delegado do Serviço Militar de Vinhedo; o tenente Serra, da 11ª Brigada de Infantaria Leve, e o comandante da Polícia Militar (PM) em Vinhedo, tenente Fábio Azevedo. Empresários e outras autoridades municipais também prestigiaram a cerimônia.
O juramento
O juramento à Bandeira Nacional é uma solenidade prevista no artigo 217 da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar realiza um compromisso perante a Bandeira Nacional de que se apresentará, imediatamente, em caso de uma convocação de emergência.